PUBLICIDADE
Paraná /
SEGURANÇA

Com 750 “matchs” balísticos, Polícia Científica do Paraná é reconhecida na InterForensics

A homenagem foi entregue pelo coordenador do Sistema Integrado de Identificação Balística (Sinab) do Ministério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP), perito Lehi Sudy
Com 750 "matchs" balísticos, Polícia Científica do Paraná é reconhecida em evento internacional Foto: SESP
A homenagem foi entregue pelo coordenador do Sistema Integrado de Identificação Balística (Sinab) do Ministério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP), perito Lehi Sudy

Redação*

28/08/25
às
7:14

- Atualizado há 10 horas

Compartilhe:

A Polícia Científica do Paraná (PCI/PR) recebeu nesta quarta-feira (27), durante a InterForensics 2025, maior conferência de ciências forenses da América Latina, uma placa de reconhecimento por atingir a marca de 750 “matchs” (compatibilidades) entre provas relacionadas com projéteis de locais de crime ou de armas de fogo apreendidas. A homenagem foi entregue pelo coordenador do Sistema Integrado de Identificação Balística (Sinab) do Ministério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP), perito Lehi Sudy.

Os números contabilizam dados desde o início da implantação do Sistema Nacional de Análise Balística, em 2022, e correspondem a cerca de 13% dos matches registrados no País. O marco mantém o Paraná em segundo lugar nacional, atrás apenas do Rio Grande do Norte, e reforça a posição do Estado como referência em perícia criminal e inovação tecnológica na área de ciências forenses.

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

“O trabalho para alcançarmos esse resultado começa na análise e perícia de cada cena de crime e na correta coleta das evidências, resultando em um trabalho integrado de nossas equipes. Esse comprometimento tem colocado o Paraná em posição de destaque nacional, fortalecendo as investigações e a elucidação de crimes”, destaca o diretor-geral da Polícia Científica, Luiz Rodrigo Grochocki. 

O Sinab é uma plataforma estratégica que possibilita a comparação e identificação de projéteis e estojos de armas de fogo, contribuindo para a elucidação de crimes e a prevenção de novos delitos. O processo começa na coleta dos itens deflagrados no local da ocorrência.

Em seguida, o material passa por análise microscópica e as informações coletadas pelos peritos são inseridas no Banco Nacional de Perfis Balísticos. A plataforma permite o cruzamento com registros de outras localidades do país e, após o processamento, o sistema gera relatórios com possíveis correspondências com casos anteriores, eliminando automaticamente amostras com resultado negativo evidente.

RESULTADOS – Por meio do Laboratório de Balística Forense, a PCI/PR tem se destacado no uso dessa tecnologia, o que tem resultado em um aumento expressivo na resolução de crimes envolvendo armas de fogo. Somente em 2025, os laudos de confrontos balísticos emitidos pela Seção de Balística Forense já auxiliaram em 126 inquéritos policiais.

“O Sinab é uma ferramenta essencial, permitindo transformar as evidências coletadas em informações que auxiliam na resolução de crimes e no fortalecimento das investigações. A tecnologia amplia a eficiência do trabalho pericial e potencializa os resultados das equipes em todo o Estado”, reforça Grochocki.

INTERFORENSICS 2025 – Realizada em Curitiba, a InterForensics 2025 vai até a esta quinta-feira (28) e reúne mais de 1.500 participantes e 200 palestrantes, promovendo a troca de conhecimento e o fortalecimento da cooperação internacional em ciências forenses. Além de compartilhar experiências e conhecimento técnico, a PCI/PR também é apoiadora oficial da realização do evento na capital paranaense.

Durante a programação, diversos peritos e técnicos da PCI/PR apresentam trabalhos e participam de painéis que abordam o uso do Sinab, compartilhando experiências, resultados e boas práticas que têm colocado o Paraná em posição de destaque no cenário nacional.

*Com informações da AEN

TÁ SABENDO?

SEGURANÇA

© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias