- Atualizado há 18 horas
O Paraná registrou 607 mortes em acidentes de trânsito em 2024, segundo dados do Anuário da Polícia Rodoviária Federal (PRF), divulgado na última quinta-feira (17), em Brasília. O estado aparece em terceiro lugar no ranking nacional de óbitos, atrás apenas de Minas Gerais (794) e Bahia (619). Em relação ao número de acidentes, o Paraná ocupa também a terceira colocação, com 7.576 ocorrências, atrás de Minas Gerais (9.296) e Santa Catarina (8.381).
Diante desse cenário preocupante, o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) realiza, nesta segunda-feira (5), às 11 horas, no Salão de Atos do Palácio Iguaçu, em Curitiba, a abertura oficial do movimento Maio Amarelo 2025. O evento contará com a participação do vice-governador Darci Piana e marcará o lançamento de novas estratégias para a segurança viária no estado.
Com o tema “No seu caminho, pode ter uma vida”, a campanha de 2025 tem como foco principal alertar motoristas sobre os perigos do excesso de velocidade e reforçar que cada escolha no trânsito pode salvar — ou tirar — vidas.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
Durante a cerimônia, o Detran-PR lançará a consulta pública do Plano Estadual de Segurança no Trânsito (Petrans), elaborado para organizar, orientar e mobilizar esforços interinstitucionais em torno da redução de sinistros. O plano estadual busca alinhar as ações locais às diretrizes do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).
O evento também marca a assinatura da Ordem de Serviço para o início da fase de execução dos projetos de sinalização viária em 55 municípios paranaenses, divididos em cinco lotes. Serão instaladas placas de regulamentação, advertência e indicativas, além de pintura no pavimento com faixas de pedestres, legendas “PARE”, linhas de eixo, marcações de estacionamento e faixas de retenção.
O investimento total é de R$ 14.668.619,21 e faz parte do convênio de sinalização viária firmado entre o Detran-PR e os municípios, com o objetivo de tornar o trânsito mais seguro para todos os paranaenses.