PUBLICIDADE
RMC /
DIA A DIA

Com 3,7 milhões de habitantes, RMC completa 52 anos e aposta na integração para enfrentar desafios urbanos

Com 29 municípios, a RMC se firma como uma das maiores do Brasil e aposta na integração regional para combater enchentes, melhorar a mobilidade e fomentar o turismo
Região Metropolitana de Curitiba engloba 29 municípios (Foto: Roberto Dziura Jr/AEN)
Com 29 municípios, a RMC se firma como uma das maiores do Brasil e aposta na integração regional para combater enchentes, melhorar a mobilidade e fomentar o turismo

Redação com SECOM

12/07/25
às
8:14

- Atualizado há 4 horas

Compartilhe:

Com 3,7 milhões de habitantes e 29 municípios, a Região Metropolitana de Curitiba (RMC) completa 52 anos em 2025 como a 8ª maior concentração urbana do Brasil e a 2ª maior em extensão territorial, com 16.581 km² — atrás apenas de Manaus (AM). Criada pela Lei Complementar Federal nº 14, em junho de 1973, a RMC é hoje um dos principais polos econômicos e logísticos do país, reunindo setores como indústria automobilística, agronegócio, tecnologia e serviços.

Além da importância geográfica — próxima ao Porto de Paranaguá e a mercados estratégicos do Mercosul —, a RMC tem investido em ações de governança compartilhada entre os municípios, com foco na melhoria da qualidade de vida e no enfrentamento de desafios comuns.

“Como um só município, nossos próximos passos serão dados em conjunto. Queremos qualidade de vida e oportunidades para toda a população da RMC. Isso se reflete no programa Curitiba Mais Integrada, que lançamos em março. Ele consolida uma relação ainda mais direta com os municípios metropolitanos para tratar a integração de maneira inteligente, com foco no desenvolvimento regional”, pontua o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel.

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

Integração e planejamento regional

A criação do Comitê Integrado de Combate às Enchentes, em março, é um dos marcos dessa nova fase. A iniciativa reúne municípios vizinhos e propõe tanto ações imediatas — como a limpeza e o desassoreamento de rios — quanto medidas estruturais, como a implantação de parques lineares e bacias de contenção.

Neste momento, a gestão metropolitana se volta também à mobilidade e ao turismo regional, como explica o secretário para o Desenvolvimento da RMC, Thiago Bonagura. “Ao assumir seu protagonismo como indutora de desenvolvimento, Curitiba trabalha por soluções conjuntas, com um olhar integrado para as particularidades de cada município, mas levando em conta que sozinha nenhuma cidade resolverá seus desafios”, comenta.

Na área do turismo, a proposta é valorizar as identidades locais e fomentar a economia regional com roteiros que vão do turismo rural à gastronomia típica. A Festa da Ponkan, em Cerro Azul, e o Caminho do Vinho, em São José dos Pinhais, são alguns dos destaques.

“A intenção é que o turista que visita a capital permaneça mais tempo e aproveite para conhecer o entorno, fomentando a economia dos municípios vizinhos”, completa Bonagura.

História e expansão

A Região Metropolitana de Curitiba foi uma das primeiras a serem instituídas no Brasil. Sua configuração original incluía 14 municípios, entre eles Curitiba, Colombo, São José dos Pinhais, Araucária, Campo Largo e Piraquara. A partir da década de 1990, o número de integrantes cresceu com o desmembramento de municípios e inclusão de novas localidades, até atingir os 29 atuais.

As últimas alterações aconteceram em 2011, com a inclusão de Campo do Tenente, Piên e Rio Negro. Entre os municípios que hoje integram a RMC estão também Almirante Tamandaré, Fazenda Rio Grande, Quatro Barras, Mandirituba, Bocaiúva do Sul, Itaperuçu, Lapa e Doutor Ulysses.

Aos 52 anos, a RMC se consolida como referência nacional em desenvolvimento regional, com uma agenda baseada na colaboração entre municípios, na infraestrutura compartilhada e na construção de soluções que extrapolam os limites administrativos.

TÁ SABENDO?

DIA A DIA

PUBLICIDADE
© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias