Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui. Siga o Nosso Dia no InstagramFacebook e Twitter

PUBLICIDADE

Equipes da Copel vindas de diversas cidades do Paraná estarão em Curitiba a partir desta quarta-feira (26) para fazer um mutirão de manutenção preventiva nas redes elétricas da Capital. Cerca de 150 trabalhadores vão realizar mais de 8 mil serviços de manutenção preventiva e podas de árvores mapeados após uma intensiva inspeção realizada no último mês.

A previsão é que o mutirão aconteça até 5 de julho e passe por todos os bairros da cidade. Os trabalhos não terão impacto para os consumidores, pois serão executados com a rede ligada. Hoje os trabalhos já estão ocorrendo nos bairros Santa Felicidade, Bacacheri, Novo Mundo, Atuba, Fazendinha, Bairro Alto, Boqueirão e Cidade Industrial.

O objetivo da ação da Copel é intensificar o trabalho já feito no dia a dia. A preocupação é com o período de chuvas que começa em poucos meses. O trabalho em Curitiba faz parte da estratégica que a companhia está adotando para evitar estragos maiores na rede de energia em períodos chuvosos: manutenção preventiva em dia, foco no manejo da vegetação que convive com a rede de energia, investimentos em novas tecnologias e mobilização prévia de equipes baseada em dados consistentes para detecção de temporais.

PUBLICIDADE

“Entre os pontos importantes para enfrentar os temporais fortes e cada vez mais recorrentes, estão manter a manutenção sempre em dia e o cuidado prévio com a vegetação que fica próxima às redes de energia”, afirmou o diretor de Operação e Manutenção de Distribuição da Copel, Julio Omori.

Somente em 2023, o Paraná enfrentou 24 temporais de grandes proporções, sendo 20 somente no segundo semestre do ano, o que mostra que estes eventos estão se intensificando com o passar dos anos. Em 2022, foram 16 temporais de grande porte e, em 2021, 11 eventos.

Para o preparo deste mutirão, profissionais da Copel fizeram inúmeras inspeções, por solo e por imagens aéreas, além de levar em conta os dados de desligamentos dos conjuntos elétricos. A companhia também possui todas as árvores que convivem com a rede de energia georreferenciadas.

*Com informações da AEN

PUBLICIDADE