PUBLICIDADE
RMC /
DIA A DIA

Com 15% à vista, IPTU de Colombo terá o maior desconto da história

O imposto também pode ser dividido em duas vezes com 10% de desconto e 5% em até três parcelas
O imposto também pode ser dividido em duas vezes com 10% de desconto e 5% em até três parcelas

Redação

31/05/22
às
8:49

- Atualizado há 3 anos

Compartilhe:

A Prefeitura Municipal de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, dará pelo segundo ano consecutivo o maior desconto da história para o pagamento à vista do Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU. Em 2022, o contribuinte terá 15% de desconto em parcela única para pagamento até o dia 15 de julho.

(Foto: Divulgação)

O imposto também pode ser dividido em duas vezes com 10% de desconto e 5% em até três parcelas. Vale lembrar que essas vantagens são válidas apenas para parcela mínima de R$ 100,00 e o IPTU também pode ser parcelado em até seis vezes, porém sem desconto.

Os carnês serão enviados pelos Correios a população na primeira quinzena de junho, mas o contribuinte já pode efetuar o pagamento através do site da Prefeitura (www.colombo.pr.gov.br).

De acordo com o prefeito Helder Lazarotto, a decisão de repetir o maior desconto da história leva em consideração a retomada da economia e uma forma de ajudar as famílias em um momento delicado pós pandemia. “Este formato funcionou muito bem ano passado e decidimos repetir este ano. Ao mesmo tempo que priorizamos uma forma de beneficiar o contribuinte num momento delicado da economia, a população obteve um benefício inédito e significativo”.

Isenções

O prazo para novos requerimentos de isenção do IPTU 2022 se dará até 30 dias após o vencimento da parcela única. Para isenções já deferidas em 2021, o procedimento será automático.

Duvidas:

Quais as datas de vencimento do IPTU 2022?

A primeira parcela do IPTU 2022 vence em 15/07/2022. Esta também é a data limite para pagamento à vista com desconto de 15%. As demais parcelas vencem todo dia 14.

*Condições de pagamento:
– à vista com 15% de desconto;
– parcelado em até 2x com 10% de desconto;
– parcelado em até 3x com 5% de desconto;
– parcelado em até 6x sem desconto.

Onde posso pagar o IPTU?

Antes do vencimento, em qualquer banco ou casa lotérica. Após, é preciso atualizar sua guia aqui ou pessoalmente no Departamento de Gestão Tributária, ou via aplicativo Atende.net:

Não recebi meu carnê ou atrasei a parcela. Como posso emitir uma 2ª via?

Basta clicar aqui e fornecer os dados do imóvel, ou via aplicativo Atende.net.

Se preferir reemitir pessoalmente o Departamento de Gestão Tributária está localizado na Rua XV de Novembro 105, Centro. O atendimento ao público funciona das 8h:00 às 17h:00.

Não paguei o IPTU do ano passado. E agora?

Você pode emitir a guia do IPTU do ano anterior ou outros débitos em dívida ativa aqui. Caso queira parcelar a dívida compareça ao Departamento de Gestão Tributária, Rua XV de Novembro 105, Centro, das 08:00 às 17:00 munido de documentos pessoais e que comprovem seu vínculo com a dívida.

Como posso saber se o cálculo do IPTU está correto?

Confira se as informações cadastrais presentes no Espelho Cadastral do seu carnê de IPTU estão corretas. Caso haja divergências em informações como utilização, área edificada ou área de lote, apresente impugnação até 15/06. Após esta data, eventuais alterações terão efeito apenas para o IPTU 2023 e seguintes.

Qual a data limite para impugnação do IPTU 2022?
Até 15/07/2021.

Quais documentos devo apresentar para impugnar meu IPTU?

Basta enviar cópia da matrícula atualizada (até 90dias) do seu imóvel e seus documentos pessoais para o e-mail. Caso a matrícula não esteja em seu nome, traga também documentos que provem seu vínculo com o imóvel, como escritura pública de doação ou compra e venda, contrato de compra e venda, autorização do proprietário, etc. Após 15/06 eventuais alterações do IPTU terão efeitos apenas para o ano de 2023 em diante.

TÁ SABENDO?

DIA A DIA

© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias