PUBLICIDADE
Tradição /
RMC

Colombo: Inscrições para o concurso Rainha da Uva vão até o dia 16

Um dos maiores eventos culturais de Colombo, a Festa da Uva mantém sua tradição de realizar a escolha da Rainha e Princesas do evento.
Um dos maiores eventos culturais de Colombo, a Festa da Uva mantém sua tradição de realizar a escolha da Rainha e Princesas do evento.

Redação Nosso Dia

02/11/22
às
14:55

- Atualizado há 2 anos

Compartilhe:

Um dos maiores eventos culturais de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, iniciou os preparativos para a escolha da Rainha e das (1ª e 2ª) princesas da 56ª Festa da Uva de Colombo. As inscrições estão abertas e vão até o dia 16 de novembro 2022.

Rainha da Uva de 2019. Foto: PMC

Além de ajudar na divulgação da Festa, a Rainha e as Princesas fazem a recepção dos convidados e mantém a tradição cultural na cidade. A 56ª Festa da Uva está programada para acontecer nos dias 02, 03, 04 e 05 de fevereiro de 2023, no Parque Municipal da Uva.

Participar

Para participar, é preciso realizar a inscrição por meio de um preenchimento da ficha, com a concordância do regulamento. Esse documento assinado deve ser entregue até o dia 16 de novembro nos seguintes locais:

  • Departamento de Cultura de Colombo, à Rua XV de Novembro, 105 – Centro – fone (41) 3656.8041;
  • Biblioteca Pública Municipal da Sede, à Rua Zacarias de Paula Xavier, 408 – Centro – fone (41)3656-1400;
  • Biblioteca do CEU das Artes sito a Rua Manoel Vicente Machado, 40 – fone (41) 3666-8970.

O concurso e o desfile acontecem no dia 03 de dezembro, às 20h, no Hotel Bolsi, localizado na Rua Gabriel D’Anúncio Strapasson, 39 – Sapopema, – Colombo.

Tradição

Realizado de forma antecipada, o concurso prepara para as eleitas oferecendo conhecimentos sobre a história do município, cultivo e tradições da maior Colônia Italiana do Paraná.

A Rainha Merilin Jaqueline, a 1ª Claire Souza e a 2ª Princesa Sheila Strapasson. Foto: PMC

Realizada desde o ano de 1959, a Festa da Uva, nasce da religiosidade católica da Colombo de então. A cada ano, a realização de uma missa de ação de graças era realizada desde a chegada dos primeiros imigrantes italianos, que trouxeram junto com suas bagagens, ramas que se tornariam os mais produtivos parreirais do nosso Estado, o que daria à nossa cidade, o título de Capital da Uva no Paraná.

Na medida em que passavam os anos, a missa recebia um número cada vez maior de fiéis e nos agricultores crescia a tradição de levar à igreja matriz, um belo cesto, com o que de melhor a boa terra produziu naquela colheita de uvas. Até que em 1959, acabou sendo migrado para as proximidades do Museu Cristóforo Colombo, a 1ª Festa da Uva, tendo como Rainha Ivete Bonatto Fruet.

TÁ SABENDO?

RMC

PUBLICIDADE
© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias