PUBLICIDADE
Paraná /
DIA A DIA

Colégio estadual no Paraná é um dos vencedores do Prêmio MEC da Educação Brasileira

A instituição foi a única da região Sul a receber o prêmio, que a posiciona entre as cinco escolas públicas do Brasil com maior qualidade na oferta de Ensino Médio
Colégio estadual de Goioerê é um dos vencedores do Prêmio MEC da Educação Brasileira Foto: Angelo Miguel/MEC
A instituição foi a única da região Sul a receber o prêmio, que a posiciona entre as cinco escolas públicas do Brasil com maior qualidade na oferta de Ensino Médio

Redação*

13/08/25
às
7:07

- Atualizado há 8 horas

Compartilhe:

O Colégio Estadual Polivalente de Goioerê, do Noroeste do Paraná, é um dos vencedores da primeira edição do Prêmio MEC da Educação Brasileira, posicionando-se entre as cinco escolas públicas do Brasil com maior qualidade na oferta de Ensino Médio. Também é o único da região Sul a receber a premiação. O Estado se destacou com sete reconhecimentos, no total. Estudantes, escolas e municípios foram contemplados pela iniciativa, que valoriza talentos, esforços e políticas públicas de sucesso na educação básica brasileira. Os prêmios foram entregues pelo Ministério da Educação nesta segunda-feira (11), em Brasília.

Além do Colégio Estadual Polivalente de Goioerê, as estudantes egressas da rede estadual Thaís Marmentini e Yasmin Azevedo foram premiadas pela excelência na Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Também receberam prêmios as escolas municipais São José, de Ipiranga, e Jayme Canet, de Paranaguá, que se destacaram nas categorias Alfabetização e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, respectivamente. Serranópolis do Iguaçu esteve entre os municípios premiados na categoria Anos Iniciais do Ensino Fundamental, enquanto Porecatu foi destaque em Educação em Tempo Integral.

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

“O Paraná é referência quando o assunto são políticas públicas educacionais, uma vez que temos a melhor educação do Brasil”, afirmou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda. “Estes resultados refletem os investimentos do Governo do Estado para que nossas escolas, estudantes e redes de ensino avancem cada vez mais na construção de uma educação pública gratuita, inclusiva e de excelência a todos os cidadãos”, disse o secretário.

O destaque paranaense no Prêmio MEC da Educação reflete o desempenho do Estado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) dos últimos dois anos. Dados do Ideb 2023, divulgados em agosto de 2024, revelam que o Paraná teve a melhor educação do Brasil pela segunda edição seguida, tanto no Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) quanto no Ensino Médio.

VALORIZAÇÃO – O Colégio Estadual Polivalente de Goioerê atende mais de 370 alunos, do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. A instituição também oferta curso Técnico em Enfermagem integrado ao Ensino Médio ou na modalidade subsequente, destinada a estudantes que já concluíram a educação básica.

“Essa premiação valoriza o esforço de toda a comunidade escolar. Com certeza, é um ganho para melhorar a educação dos nossos alunos, tornando todos ainda mais engajados”, ressalta a diretora, Vera Favini.

O colégio já havia recebido incentivos do Governo do Estado em 2024, devido à qualidade educacional. As honrarias incluíram premiações e certificados Escola Diamante e Escola Ouro, que celebram o desempenho absoluto e os avanços na nota do Ideb, respectivamente.

Conforme a direção escolar, a oferta de educação em tempo integral também foi um dos fatores responsáveis pelo destaque nacional. Desde 2022, o colégio conta com turmas em dois turnos – modalidade que atende hoje a alunos do Ensino Fundamental.

Estudantes, escolas e municípios do Paraná são destaque no Prêmio MEC da Educação Brasileira
Foto: Luis Fortes/MEC

“O investimento que o Governo do Paraná faz na educação e o fato de a escola ofertar educação em tempo integral nos levaram ao prêmio. Os alunos que aceitaram essa modalidade vinham à escola com interesse em aprender, então os professores conseguiram aprofundar ainda mais os conhecimentos”, conta Vera.

Como reconhecimento pelo Prêmio MEC da Educação Básica, o colégio recebeu troféu, certificado e um aporte de R$ 100 mil para investimentos. Conforme a direção, o valor será destinado a melhorias na infraestrutura escolar, após deliberação em conjunto com a Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF).

EMOÇÃO – O Prêmio MEC da Educação Brasileira também premiou dois estudantes de cada estado pelo desempenho na Redação do Enem 2024. Os vencedores receberam tablets e smartphones, além de medalhas. As duas estudantes de escolas estaduais do Paraná receberam nota 980 na prova de Redação. Yasmim de Azevedo é aluna do Colégio Estadual Cívico-Militar (CCM) Lauro Portugal Tavares, em Rolândia; e Thaís Marmentini, do Colégio Estadual do Campo Octávio Tozo, em Cascavel.

“Foi um susto receber o convite para a premiação, ainda mais pelo fato de que esse prêmio não existia antes. Participar da primeira edição é gratificante. Quase não acreditei e até chorei de emoção, porque só eu sei o quanto tive que me dedicar pra chegar a essa nota na Redação”, comemora Marmentini. No texto, cujo tema foi “desafios para a valorização da herança africana no Brasil”, a estudante apontou a falta de visibilidade do assunto na mídia e as lacunas na educação brasileira como principais responsáveis pela desvalorização da cultura africana.

Além da premiação e o reconhecimento nacional, a nota do Enem 2024 rendeu à jovem o ingresso no curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), feito que alcançou com o quarto lugar em ampla concorrência.

Conforme a estudante, a combinação entre esforço pessoal e apoio da escola foram fundamentais para o resultado. “A diretora Loreci e o professor Jonathan Chasko fizeram com que a minha turma tivesse um preparo específico para Redação. Sem eles, eu não teria me motivado tanto para estudar. A escola dá o pontapé inicial para sairmos do repouso, mas a responsabilidade de se manter no ritmo é nossa”, opina.

“Quando escola, família e estudante caminham juntos, grandes conquistas acontecem”, acrescenta a diretora do Colégio Estadual do Campo Octávio Tozo, Loreci Pedrozo.

Yasmin de Azevedo, de 19 anos, também colheu os frutos do ótimo desempenho no Enem 2024. Por meio da nota no exame, a jovem conquistou bolsa integral em uma universidade privada de Londrina, onde cursa Engenharia de Software. A redação construída com repertório de diferentes áreas do conhecimento teve impacto direto no resultado – no texto, ela citou o filósofo inglês Thomas Hobbes e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), além de abordar o universo das telenovelas como referência cultural.

“Minha abordagem destacou a importância de valorizar a herança africana no Brasil, apontando a omissão do Estado, que deve garantir direitos básicos, como uma educação de qualidade e inclusiva. Essa educação deve ir além da simples menção à história africana, aprofundando aspectos culturais como culinária, religião, música e dança”, exemplifica.

Natural de São Paulo, Yasmin vive há três anos em Rolândia e cursou as duas séries finais do Ensino Médio no CCM Lauro Portugal Tavares. Para a jovem, a premiação em Brasília simbolizou a realização de outro sonho: o de viajar de avião pela primeira vez. “Essa experiência me motivou a continuar me dedicando ao máximo, acreditando que coisas boas sempre virão”.

SUCESSO COLETIVO – Além das conquistas individuais, as escolas premiadas também celebraram o sucesso coletivo no Enem 2024. Tanto o Colégio Estadual do Campo Octávio Tozo quanto o CCM Lauro Portugal Tavares estiveram entre as escolas públicas do Brasil com as melhores pontuações gerais no exame. Ao todo, sete escolas estaduais do Paraná figuraram entre as 50 primeiras colocadas.

DESTAQUE NOS MUNICÍPIOS – Municípios de diferentes regiões do Paraná também receberam destaque no Prêmio MEC da Educação Básica. A rede municipal de educação de Serranópolis do Iguaçu, no Oeste do Estado, foi premiada pela excelência do ensino nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Já Porecatu, no Norte do Estado, recebeu o reconhecimento pela qualidade da oferta de Educação em Tempo Integral.

A Escola Municipal São José, localizada em Ipiranga, nos Campos Gerais, teve destaque em Alfabetização. Já a Escola Municipal Jayme Canet, em Paranaguá, no Litoral, foi considerada uma das cinco melhores do Brasil nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Estes destaques também refletem a parceria entre o Governo do Estado e os municípios paranaenses. Desde 2020, a secretaria estadual da Educação mantém o programa Educa Juntos, que apoia as redes municipais com o desenvolvimento de materiais didáticos e a oferta de formação continuada para professores. O programa também contempla iniciativas de alfabetização na idade certa, como a avaliação censitária Fluência Paraná.

Além de fortalecer a educação municipal, a parceria visa facilitar a transição dos estudantes entre o 5º e o 6º ano do Ensino Fundamental, quando tem início o atendimento geral da rede estadual.

PRÊMIO MEC – Conforme o MEC, a seleção dos premiados levou em conta indicadores oficiais da educação básica, como o Ideb, o Censo Escolar e o Enem, entre outros, sem abertura de editais ou inscrição prévia.

Nesta primeira edição, o Prêmio MEC da Educação Brasileira reconheceu quatro estados, 35 municípios, 20 escolas e 54 estudantes em oito categorias diferentes – Educação Infantil, Alfabetização, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Anos Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Enem, Educação em Tempo Integral e Educação Profissional e Tecnológica (EPT).

Ao todo, 116 prêmios foram entregues, além de homenagens a 49 professores pelo trabalho desenvolvido nas escolas e municípios premiados.

*Com informações da AEN

TÁ SABENDO?

DIA A DIA

© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias