- Atualizado há 3 anos
Ao longo dos últimos anos, Claudia Silvano deixou de ser apenas a diretora do Procon (Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor) e se tornou uma personagem de Curitiba. Seja pela incansável luta em defesa dos interesses dos consumidores, seja pelo ‘uso de pijama’ no trabalho, ela passou a ser reconhecida em toda a cidade. Na última segunda-feira (29), mais do que uma personagem, ela passou também a ser uma cidadã honorária, graça concedida pela Câmara Municipal.
Nascida em São Paulo, Claudia veio para Curitiba com apenas dois anos de idade. É graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), especialista em Administração e Planejamento pela Escola Pública do Brasil (UFPR), graduada em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba (Unicuritiba) e especialista em Direito Civil e Comercial pela Pontífice Universidade Católica do Paraná (PUC-PR),
Em discurso, ela se emocionou e agradeceu.
“Aqui eu cresci, estudei, me formei, trabalho, fiz os melhores amigos que alguém poderia ter na vida e aqui eu sou feliz. Mas faltava uma coisa na minha vida. Faltava essa cidade dizer: você é nossa. É como uma adoção. Um título desse é a cidade de Curitiba dizendo: você é nossa filha”, disse.
Em ainda comparou a homenagem com o trabalho exercido no Procon.
“Da mesma forma que vejo o Procon, como um lugar de acolhimento, também estou sendo acolhida por Curitiba”, concluiu.
Para o autor da homenagem, vereador Professor Euler (MDB), a excelência do trabalho de Claudia Silvano frente ao Procon poderia lhe proporcionar, além da Cidadania Honorária, o título de Funcionária Padrão.
“Padrão de quem entende perfeitamente o que é o serviço público: servir sem ser servil”, disse o parlamentar.
De acordo com Euler, a homenageada possui a vocação para o serviço público, e isso se reflete na forma como ela busca soluções para os problemas, sempre atendendo de forma justa e equilibrada as demandas apresentadas.
A homenagem teve a participação de Rogerio Elias Carboni, secretário de Estado, Família e Justiça do Governo do Estado do Paraná.