
- Atualizado há 28 segundos
O Circo da Cidade, um dos mais tradicionais e antigos equipamentos culturais de Curitiba, está passando por uma ampla obra de revitalização. As intervenções já começaram e vão modernizar toda a estrutura, da lona ao picadeiro, para celebrar os 50 anos de história desse espaço dedicado à arte circense.
Vinculado à Fundação Cultural de Curitiba, o Circo da Cidade, no Alto Boqueirão, está recebendo melhorias para garantir mais conforto, segurança e qualidade técnica para artistas e público. Novos banheiros e piso com acessibilidade, além de uma lona mais reforçada, fazem parte do pacote de revitalização.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
“Teremos calçadas acessíveis, tendas novas e a lona principal totalmente refeita, com fabricação de alta qualidade, a chamada superlona”, explica a consultora de Circo da FCC, Jane D’Ávila.
A reforma deve ser concluída no primeiro semestre deste ano e inclui ainda a construção uma tenda de apoio, que será um espaço de convivência para crianças, famílias, artistas e professores, permitindo lanches, conversas e atividades sociais.
Em 2025 o Circo da Cidade exibiu 50 espetáculos e oficinas circenses a cerca de 18 mil pessoas, a maioria crianças das escolas municipais e de CMEIs.
Criado em 1976, o Circo da Cidade é um símbolo da cultura curitibana, assim como o Teatro do Paiol. Suas raízes estão ligadas à tradicional família circense Queirolo, responsável por importantes contribuições na história do circo no Brasil e em Curitiba.
Ao longo dessas cinco décadas, o Circo da Cidade passou por diferentes formatos de gestão. Hoje, conta com uma programação selecionada por meio de editais do Fundo Municipal da Cultura, garantindo apresentações gratuitas para a população e oficinas voltadas especialmente ao público infantil.
*Com informações da Prefeitura de Curitiba