PUBLICIDADE
Paraná /
POLÍTICA

Cidades do Paraná vão às urnas e elegem novos prefeitos; saiba os vencedores

Neste domingo, as eleições suplementares mobilizaram, nos três municípios, mais de 17 mil eleitoras e eleitores, distribuídos em 62 Seções Eleitorais, 167 mesárias e mesários e 83pessoas em funções especiais,
(Foto: TRE)
Neste domingo, as eleições suplementares mobilizaram, nos três municípios, mais de 17 mil eleitoras e eleitores, distribuídos em 62 Seções Eleitorais, 167 mesárias e mesários e 83pessoas em funções especiais,

Redação*

06/10/25
às
7:29

- Atualizado há 4 dias

Compartilhe:

Neste domingo (5), eleitoras e eleitores dos municípios paranaenses de São João, São Tomé e Cruzeiro do Iguaçu elegeram seus novos prefeitos.

Em São João, com 55,42% dos votos válidos, foi eleita a chapa composta por Joni Zanella Ferreira, prefeito, e Fabiana Mioranza, vice-prefeita. Em São Tomé, foram eleitos o prefeito João Paulo Travassos Raddi (João Paulo Fogo) e o vice-prefeito Osmir dos Santos (Osmir do Patio), com 58,19% dos votos válidos. E, em Cruzeiro do Iguaçu, com 55,45% dos votos válidos, Jean Carlos Cardoso e Alvir Guyss foram eleitos prefeito e vice-prefeito. A abstenção foi de 13,24% em Cruzeiro do Iguaçu; 20,31% em São Tomé; e de 18,26% em São João.

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

De acordo com a juíza da 115ª Zona Eleitoral (ZE), doutora Micheli Franzoni, a votação no município de Cruzeiro do Iguaçu transcorreu de forma tranquila e pacífica. “Foi com muita alegria que a Justiça Eleitoral participou desse momento democrático tão importante”, afirmou.

O juiz da 151ª ZE de São João, doutor Jean Rodrigues, agradeceu daqueles que, em conjunto com a Justiça Eleitoral, participaram da organização das eleições: “Nós tivemos um apoio muito grande da comunidade, das instituições, da Polícia Militar, Ministério Público, Polícia Civil, que nos ajudaram a concretizar o direito ao voto dos cidadãos”. “Tivemos uma eleição sem maiores intercorrências, foi tudo bem tranquilo”, concluiu.

A doutora Stella Maris Perez Rodrigues, juíza da 88ª ZE, também ressaltou o clima de tranquilidade durante o pleito realizado no município de São Tomé. “Acompanhamos desde cedo a movimentação, e tudo transcorreu normalmente. As poucas situações identificadas foram resolvidas com orientação apenas”, destacou.

Fotografia em são vistas três mesárias e um mesário sentados dentro de uma Seção Eleitoral, olha...

Estatísticas

Neste domingo, as eleições suplementares mobilizaram, nos três municípios, mais de 17 mil eleitoras e eleitores, distribuídos em 62 Seções Eleitorais, 167 mesárias e mesários e 83pessoas em funções especiais, como coordenadores de acessibilidade, auxiliares de serviços eleitorais (organizam as Seções Eleitorais e prestam suporte administrativo) e administradores de prédio (responsáveis pela boa condução dos trabalhos nos locais de votação). Nenhuma das 62 urnas utilizadas nas eleições realizadas nos três municípios precisou ser trocada.

Fotografia em que se observam, do lado direito, duas mulheres, uma em pé, de costas, com o colet...

Acessibilidade nos locais de votação

AsZonas Eleitorais realizam vistorias nos locais de votação e mapeiam as Seções Eleitorais com acessibilidade para facilitar o exercício do voto de pessoas com deficiência e de idosos. A legislação eleitoral, por meio daResolução TSE 23736/2024, prevê ainda a função de “coordenador de acessibilidade”, que tem a responsabilidade de verificar as condições de acessibilidade, de adotar as medidas possíveis para aperfeiçoá-las e, no dia da eleição, de orientar e atender as pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou, na última terça-feira (30), vídeo da campanha “Votar é meu direito. Garantir meu acesso ao voto é dever da Justiça Eleitoral”, que tem o objetivo de garantir às pessoas com deficiência locais de votação acessíveis. 

Resultados

Os resultados das eleições suplementares realizadas neste domingo (5) nos municípios paranaenses de Cruzeiro do Iguaçu, São João e São Tomé podem ser consultados no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A página permite a consulta das eleitas e dos eleitos por município.

Boletins de urna físicos

Uma vez encerrada a votação, as juntas eleitorais passam a afixar, nos Fóruns Eleitorais responsáveis pelos municípios em que ocorreram as eleições suplementares, os boletins de urna (BU’s) com os resultados da votação. As vias impressas dos Boletins de Urna podem ser consultadas por todas as pessoas.

*Com informações do TRE

TÁ SABENDO?

POLÍTICA

PUBLICIDADE
© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias