PUBLICIDADE
Transporte coletivo /
DIA A DIA

Cidades da Região Metropolitana de Curitiba ganham 115 novos ônibus para transporte coletivo

Essa é a maior renovação da história do serviço e acontece antes mesmo da licitação do transporte
Foto: Jonathan Campos/AEN
Essa é a maior renovação da história do serviço e acontece antes mesmo da licitação do transporte

Redação com AEN

25/11/25
às
15:22

- Atualizado há 12 segundos

Compartilhe:

O transporte metropolitano da Grande Curitiba ganhou reforço nesta terça-feira (25) com a entrega de 115 ônibus zero quilômetro. A nova frota vai beneficiar seis municípios: Almirante Tamandaré, Pinhais, Fazenda Rio Grande, São José dos Pinhais, Colombo e Bocaiúva do Sul.

O investimento de R$ 126 milhões foi realizado pelas empresas operadoras do sistema metropolitano, entre elas Expresso Azul, Santo Ângelo, São José, Viação Colombo, Viação Antonina e Viação Nobel. Essa é a maior renovação da história do serviço e acontece antes mesmo da licitação do transporte, feita mediante acordo entre Agência de Assuntos Metropolitanos, as empresas, o Ministério Público e o Poder Judiciário, beneficiando diretamente os usuários com ônibus novos.

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

Para o governador Carlos Massa Ratinho Junior, a renovação representa mais conforto aos usuários para deslocamentos durante o dia a dia. “Temos a maior integração do transporte público do País e agora novos veículos à disposição. São mais de 25 cidades integradas com a Capital, muitas vezes pagando apenas uma passagem. Agora estamos resolvendo um problema de 40 anos, que é esse vácuo sem licitação do transporte, e ao mesmo tempo garantindo investimentos das atuais empresas operadoras”, acrescentou.

Esse processo foi todo coordenado pela Amep. Cerca de 400 mil pessoas utilizam o transporte coletivo na Grande Curitiba todos os dias. “Essa entrega representa praticamente 15% da frota atual. São veículos que passam a atender cidades grandes e importantes da Região Metropolitana. Transporte público é um direito constitucional e é ele quem permite acesso aos serviços de saúde e educação. Investimentos nesse segmento, que é muito seguro para a população, ajudam a consolidar a cidadania”, afirmou o diretor-presidente da Amep, Gilson Santos.

Do total, seis veículos atenderão a população de Almirante Tamandaré, seis a de Pinhais, 20 a de Fazenda Rio Grande, 36 a de São José dos Pinhais e 46 os municípios de Colombo e Bocaiúva do Sul.

“Nossa população agradece muito essa nova entrega e eu parabenizo o governador Ratinho Junior e as empresas pela sensibilidade, proporcionando ao cidadão um transporte público de qualidade”, afirmou a prefeita do município, Rosa Maria.

O prefeito de Colombo e presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), Helder Lazarotto, também elogiou a iniciativa. “É um novo momento. O Governo do Estado está trabalhando na licitação do transporte coletivo de Curitiba e Região Metropolitana e ao mesmo tempo garante esses novos ônibus. A partir desta entrega, o serviço já sobe de patamar”, detalhou.

Os novos veículos são de modelos destinados a atender diferentes demandas operacionais: 52 comuns, 32 articulados (com portas do lado direito), seis articulados linha direta (Ligeirinho),13 padrons linha direta (Ligeirinho), nove multimodais (embarque em nível lado esquerdo e degraus lado direito) e três articulados multimodais.

    a
    Foto: Arnaldo Neto/AEN

    TÁ SABENDO?

    DIA A DIA

    PUBLICIDADE
    © 2024 Nosso dia - Portal de Noticias