PUBLICIDADE
Previsão do tempo /
DIA A DIA

Ciclone extratropical em monitoramento coloca Paraná em alerta para tempestades no fim de semana

Defesa Civil e Inmet preveem chuva intensa, ventos fortes e risco de granizo; fevereiro deve começar com tempo instável
Foto: METSUL
Defesa Civil e Inmet preveem chuva intensa, ventos fortes e risco de granizo; fevereiro deve começar com tempo instável

Redação Nosso Dia

31/01/26
às
11:14

- Atualizado há 10 segundos

Compartilhe:

O Paraná está em alerta para a ocorrência de tempestades neste fim de semana, conforme avisos emitidos pela Defesa Civil do Paraná e pelo Instituto Nacional de Meteorologia. A instabilidade ocorre em meio ao monitoramento da possível formação de um ciclone extratropical, que pode influenciar as condições do tempo nos próximos dias.

Segundo as previsões, janeiro se despede com volumes elevados de chuva, entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros por dia, além de ventos intensos, com rajadas entre 40 e 60 km/h.

De acordo com a Climatempo, fevereiro deve ser marcado por clima abafado e pancadas frequentes de chuva em todo o estado. O ciclone extratropical, que pode se formar na quarta-feira, 4 de fevereiro, não deve atuar diretamente sobre o continente, mas tende a favorecer a formação de áreas de instabilidade.

O sistema pode estar associado à formação de uma nova frente fria na faixa litorânea entre São Paulo e Rio de Janeiro, aumentando as condições para chuva nos estados do Sul e Sudeste, incluindo Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Sábado

Para este sábado, a Defesa Civil do Paraná alerta para tempestades irregulares, com possibilidade de chuva forte, rajadas de vento e descargas elétricas atmosféricas. Entre os principais riscos estão queda de galhos, alagamentos, destelhamentos e interrupções no fornecimento de energia elétrica.

Domingo

No domingo (1º), o tempo segue instável, com previsão de tempestades pontualmente intensas. Há risco de chuva forte em curto espaço de tempo, ventos intensos, descargas elétricas atmosféricas e ocorrência de granizo localizado.

Os fenômenos podem provocar danos em plantações, alagamentos, quedas de árvores e interrupções no fornecimento de energia.

A orientação das autoridades é para que a população acompanhe os alertas oficiais e adote medidas de segurança durante os períodos de instabilidade climática.

TÁ SABENDO?

DIA A DIA

© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias