PUBLICIDADE
Brasil /
BRASIL

Chuvas em SC tiram 1.315 pessoas de casa; Bombeiros alertam para risco de deslizamentos

Alagamentos, deslizamentos e danos de infraestrutura fizeram 13 municípios declararem situação de emergência, incluindo a capital, Florianópolis
(Foto: Divulgação)
Alagamentos, deslizamentos e danos de infraestrutura fizeram 13 municípios declararem situação de emergência, incluindo a capital, Florianópolis

Estadão Conteúdo

18/01/25
às
16:17

- Atualizado há 2 dias

Compartilhe:

As fortes chuvas em Santa Catarina deixaram 320 pessoas desabrigadas e outras 995 desalojadas, informou a Secretaria da Proteção e Defesa Civil do Estado neste sábado, 18. Alagamentos, deslizamentos e danos de infraestrutura fizeram 13 municípios declararem situação de emergência, incluindo a capital, Florianópolis.

A previsão do tempo para este sábado é de mais chuva. Segundo a Defesa Civil, à tarde haverá formação de áreas de instabilidade, pancadas de chuva, temporais isolados, raios, rajadas de vento e eventual granizo, especialmente no litoral catarinense. No domingo e na segunda, o órgão prevê a chegada de uma frente fria que trará temporais mais intensos.

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

O Corpo de Bombeiros do Estado alerta para risco de deslizamentos, principalmente na Grande Florianópolis e no litoral norte. Como o solo já está saturado e há previsão de mais chuva neste e nos próximos dias, a corporação pede que a população fique alerta.

“Recomendamos que as pessoas que vivem em encostas ou áreas já afetadas pelas chuvas fiquem atentas a sinais de perigo, como trincas no solo ou movimentação de terra”, declarou o tenente-coronel Zevir Aníbal Cipriano Júnior. “Caso percebam qualquer indício de risco, é fundamental buscar imediatamente um local seguro”.

A Defesa Civil informa que o risco de danos estruturais é elevado. A orientação é:

– Evitar atravessar ruas alagadas e pontes submersas;

– Procurar abrigos seguros;

– Evitar áreas de risco, como morros e encostas;

– Ficar atento a árvores inclinadas e rachaduras em postes e muros, que podem indicar risco de queda.

Os municípios de Biguaçu, Camboriú, Itapema, Porto Belo, Tijucas e Balneário Camboriú receberam apoio emergencial da Defesa Civil Em Biguaçu, foi registrado o maior volume de chuva: 434,8 mm em 48 horas. Em Florianópolis, o acumulado de chuva é de 375,6 mm.

O Corpo de Bombeiros informou que mobilizou cinco forças-tarefas; foram atendidas 433 ocorrências em 37 municípios desde o início da crise. São empregados na ação 330 bombeiros militares e comunitários, 94 viaturas e ?48 embarcações.

Veja abaixo as cidades que decretaram emergência no Estado:

– Camboriú;

– Tijucas;

– Biguaçu;

– Florianópolis;

– Porto Belo;

– Ilhota;

– Balneário Camboriú;

– São José;

– Palhoça;

– Governador Celso Ramos;

– Itapema;

– São Pedro de Alcântara;

– Gaspar

TÁ SABENDO?

BRASIL

PUBLICIDADE
© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias