- Atualizado há 4 semanas
A chuva preta no Paraná deve ocorrer principalmente entre a tarde de sexta-feira (13) e a manhã de sábado (14), segundo o meteorologista Samuel Braun, do Sistema Tecnológico Simepar. Os principais danos do fenômeno são às águas superficiais e aos alimentos ao ar livre, já que a precipitação vem com muitos poluentes.
De acordo com o meteorologista, a chuva preta, causada pelas intensas queimadas que afetam todo o Brasil, está associada a uma frente fria que avança pelo Paraná principalmente entre a sexta-feira e o sábado.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
“Como é comum, a chuva acaba lavando a atmosfera e transportando os nutrientes à superficie. Como temos uma presença significativa de fumaça e fuligem no Paraná, essa combinação de frente fria, chuva e fumaça pode gerar a chuva preta. O fenômeno é a chuva que chega a superfície com uma coloração mais escura, em função da fumaça e fuligem na atmosfera”, explicou Braun.
Conforme o meteorologista, existem consequências causadas pelo fenômeno, que tem mais chance de acontecer em algumas regiões do Paraná. “A consequência mais grave é a contaminação das águas superficiais e dos alimentos que estão ao ar livre, em função da quantidade de poluentes associados a essa precipitação. Ocorrência deve ser maior entre o Oeste, Sudoeste e Noroeste do Paraná, entre a tarde de sexta-feira e a manhã do sábado”, explicou.
Em Curitiba e Região Metropolitana o fenômeno não está descartado, mas tem menor chances de acontecer. Na capital ainda esquenta na sexta-feira e deve chover a partir da manhã de sábado, com máxima de 25°C. No domingo esfria e a temperatura fica entre 10°C de mínima e apenas 13°C de máxima.