PUBLICIDADE
Paraná /
ENTRETÊ

Cerveja paranaense é eleita a melhor do Brasil e reforça potencial da indústria local

O prêmio Best of Show, principal reconhecimento da competição, colocou o Paraná no topo entre 823 rótulos avaliados por cerca de 100 jurados de todo o país
O prêmio Best of Show, principal reconhecimento da competição, colocou o Paraná no topo entre 823 rótulos avaliados por cerca de 100 jurados de todo o país

Redação com AEN

24/10/25
às
13:35

- Atualizado há 14 horas

Compartilhe:

A Frutopia, cerveja artesanal produzida no Paraná, foi eleita a melhor do Brasil em 2025. O rótulo de estilo sour, feito com polpa de amora e morango, é resultado de uma parceria entre a Yellow Bird Brewery, de Pinhais, e a Hespanha Brewery, de Paranaguá. A conquista foi anunciada na etapa nacional da 5ª Copa Cerveja Brasil, realizada pela Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), na noite desta quinta-feira (23).

O prêmio Best of Show, principal reconhecimento da competição, colocou o Paraná no topo entre 823 rótulos avaliados por cerca de 100 jurados de todo o país. A edição reuniu representantes de 22 estados e do Distrito Federal, o que consolida o Estado como destaque nacional no segmento de cervejas artesanais.

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

O resultado reforça a vocação do Paraná para a produção de cervejas de qualidade. De acordo com o Anuário da Cerveja 2025, elaborado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, o Estado tem 175 cervejarias registradas, o que o coloca entre os maiores polos cervejeiros do Brasil com uma produção estimada em 7,8 milhões de litros por ano.

    O fortalecimento desse mercado resulta de políticas de incentivo e de um ambiente favorável aos investimentos. Entre 2020 e 2024, a indústria cervejeira investiu cerca de R$ 5 bilhões no Paraná, com apoio do programa de incentivos fiscais do Governo do Estado, o Paraná Competitivo.

    Um dos marcos desse processo foi a inauguração da Maltaria Campos Gerais, em 2024, com capacidade para produzir 280 mil toneladas de malte por ano, insumo essencial para a fabricação da bebida. Além de reduzir custos e a dependência de importações, o empreendimento consolidou o Estado como o maior produtor de malte e cevada do Brasil.

    ROTA DA CERVEJA – O setor cervejeiro também movimenta o turismo e a economia criativa. Com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo e do Viaje Paraná, foi lançada em 2024 a Rota Cervejeira de Curitiba, iniciativa da Associação das Microcervejarias do Estado do Paraná (Procerva) que reúne mais de 20 bares, pubs e cervejarias em 17 bairros da Capital.

      A Região Metropolitana se destaca com a Rota da Cerveja Artesanal de Pinhais, que conta atualmente com sete empreendimentos e se consolidou como uma das principais atrações turísticas do município.

      Nos Campos Gerais, a Heineken inaugurou em 2024 a experiência Inside the Star, passeio guiado pela unidade de Ponta Grossa que apresenta as etapas de produção da cerveja e reforça o turismo industrial no Estado.

      TÁ SABENDO?

      ENTRETÊ

      © 2024 Nosso dia - Portal de Noticias