- Atualizado há 2 horas
O Cemitério Vertical de Curitiba, referência em acolhimento e inovação no setor funerário, inaugura até o final do ano três novas capelas para velório. A expansão vem em resposta ao crescimento de 36,5% no número de atendimentos nos últimos cinco anos. Os sepultamentos aumentaram 21,8% e as cremações triplicaram em números absolutos, com crescimento de 201%.
Hoje, o Cemitério Vertical reúne mais de 460 mil clientes ativos e se consolida como o empreendimento que mais realiza sepultamentos no Paraná. As novas capelas se somam às quatro já existentes, que contam com cozinha privativa, transmissão de velório online e kit lanche cortesia. Entre as novidades estão uma antessala exclusiva em cada capela e uma área externa compartilhada, projetada para ampliar o espaço de convivência e proporcionar mais conforto aos visitantes no momento do velório.
“A inauguração das capelas é mais um passo no nosso compromisso de oferecer às famílias um espaço que acolha e respeite esse momento tão delicado. O crescimento do Cemitério Vertical vem acompanhado da responsabilidade de inovar sem abrir mão da humanização, que sempre foi a nossa essência,” destaca o diretor Newton Cabral Fernandes.
A arquiteta Luccianá Quadrado, responsável pelo projeto, conta que o objetivo foi criar espaços funcionais e, ao mesmo tempo, acolhedores. “Queríamos um espaço que ‘pegasse no colo’ a família enlutada. Usamos linhas curvas, tons claros e iluminação intimista, criando um espaço mais humano e confortável”, explica.
“Nosso compromisso não termina com a despedida. Além da estrutura física, oferecemos apoio psicológico gratuito a familiares e amigos enlutados. O auditório central possibilita cerimônias personalizadas, sempre com o objetivo de tornar cada despedida mais respeitosa e significativa. Também produzimos uma revista com conteúdos que valorizam a vida, emocionam e ajudam a refletir sobre momentos importantes,” ressalta o diretor Carlos Camargo.
Localizado no bairro Tarumã, o Cemitério Vertical de Curitiba ocupa uma área de 70 mil m² e tem capacidade para mais de 113 mil sepultamentos entre lóculos e ossuários. Além das sete capelas para velórios, o empreendimento conta com um auditório central com capacidade para 340 pessoas sentadas e 2 mil em pé, onde são realizadas cerimônias fúnebres. É o único cemitério da capital paranaense a contar com crematório próprio, ampliando as opções de despedidas oferecidas às famílias. Seu quadro de quase 300 colaboradores é especializado no atendimento humanizado às famílias, oferecendo acolhimento e apoio nos momentos mais delicados da vida