PUBLICIDADE
Curitiba /
DIA A DIA

CCJ pede opinião da Prefeitura de Curitiba sobre distribuição de canabidiol no SUS

Prefeitura de Curitiba tem 30 dias para se manifestar sobre canabidiol no SUS.
Óleo de canabis. Foto: CBD-Infos-com/ Pixabay
Prefeitura de Curitiba tem 30 dias para se manifestar sobre canabidiol no SUS.

Redação*

15/12/23
às
7:47

- Atualizado há 2 anos

Compartilhe:

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui. Siga o Nosso Dia no InstagramFacebook e Twitter

Nesta terça-feira (12), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) decidiu consultar a Prefeitura de Curitiba sobre a distribuição de medicamentos à base de cannabis medicinal na saúde pública da cidade. Esse é o teor de um projeto de lei do vereador Pier Petruzziello (PP), protocolado em setembro na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), que agora chegou à CCJ, onde a relatoria coube a Bruno Pessuti (Pode), presidente do colegiado. O Executivo tem 30 dias para responder à Comissão de Constituição e Justiça.

No parecer, Pessuti alerta que o projeto de lei não estima o custo da distribuição de canabidiol do SUS de Curitiba, e que a Prefeitura se manifestou contra isso há dois anos, quando projeto semelhante tramitou na CMC.

“Considerando, portanto, que serão [criadas] diversas atribuições ao Poder Executivo, o qual inclusive se manifestou contrariamente ao projeto em oportunidade anterior, por meio do ofício 141/2021 DAPS/SMS, anexado no projeto de lei 005.00187.2021 [arquivado], entendemos que não é possível o trâmite imediato da proposta sem a oitiva da Prefeitura de Curitiba”, registrou o relator.

Pier Petruzziello participou da reunião da CCJ, defendendo que outras cidades do Brasil já tomaram essa iniciativa e que medicamentos à base de cannabis medicinal não podem ser confundidos com a maconha. Segundo o parlamentar, a ideia é que o canabidiol seja usado como forma alternativa para o tratamento de doenças, desde que haja laudo médico e identificação do CID (Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde).

Remédios à base de cannabis têm sido prescritos como alternativas para o tratamento de diversas doenças e síndromes, como dores crônicas, fibromialgia, depressão, ansiedade e distúrbios de sono

*Com informações da Câmara Municipal de Curitiba

TÁ SABENDO?

DIA A DIA

© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias