PUBLICIDADE
Resgate /
DIA A DIA

Seis cavalos são resgatados por maus-tratos em São José dos Pinhais; saiba como adotar

Alguns cavalos foram encontrados circulando em ruas movimentadas, oferecendo risco de acidentes, enquanto outros estavam amarrados em calçadas, sem acesso adequado a água, alimento ou abrigo
Cavalos foram resgatados (Foto: Prefeitura de SJP)
Alguns cavalos foram encontrados circulando em ruas movimentadas, oferecendo risco de acidentes, enquanto outros estavam amarrados em calçadas, sem acesso adequado a água, alimento ou abrigo

Redação Nosso Dia

07/11/25
às
8:49

- Atualizado há 9 segundos

Compartilhe:

Seis cavalos foram apreendidos na manhã desta quinta-feira (6) durante uma operação de fiscalização nos bairros Guatupê e Borda do Campo, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. A ação foi realizada pelo Departamento de Defesa e Bem-Estar Animal, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), em parceria com a Guarda Municipal Ambiental.

De acordo com a prefeitura, o objetivo da operação foi recolher animais de grande porte que estavam soltos em vias públicas ou em situação de maus-tratos. Alguns cavalos foram encontrados circulando em ruas movimentadas, oferecendo risco de acidentes, enquanto outros estavam amarrados em calçadas, sem acesso adequado a água, alimento ou abrigo.

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

Conforme o Código de Saúde (Lei nº 35/1991 e Decreto nº 020/1992), é proibida a criação e manutenção de animais de grande porte em áreas urbanas. A norma tem o intuito de preservar a segurança da população e o bem-estar dos próprios animais.

Os cavalos apreendidos foram levados para um espaço adequado, onde recebem avaliação veterinária, exames de anemia e mormo, além de alimentação, vermífugos e acompanhamento clínico.

A diretora do Departamento de Defesa e Bem-Estar Animal, Bruna Silva, destacou que o trabalho tem caráter educativo e preventivo. “Buscamos evitar acidentes e garantir que esses animais recebam os cuidados necessários. Também orientamos os tutores sobre a posse responsável e o cumprimento da legislação”, afirmou.

Cavalos foram resgatados (Foto: Prefeitura de SJP)

Os responsáveis pelos animais foram identificados e notificados a prestar esclarecimentos à Semma. Segundo a prefeitura, todos serão autuados conforme a legislação vigente, e manter animais soltos ou em condições inadequadas configura infração e maus-tratos.

Adoção de equinos resgatados
A Secretaria de Meio Ambiente mantém um programa permanente de adoção de cavalos resgatados em situações de abandono ou maus-tratos. Os interessados devem preencher um cadastro on-line (clicando aqui) e passam por uma avaliação técnica, que garante que os animais sejam encaminhados a locais seguros e com condições adequadas de manejo e bem-estar.

TÁ SABENDO?

DIA A DIA

PUBLICIDADE
© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias