- Atualizado há 11 segundos
A formação de um cavado meteorológico entre o sul do Brasil e países vizinhos trará instabilidades para o Paraná a partir da tarde desta quinta-feira (16). Toda a metade Oeste do Estado poderá registrar pancadas de chuva, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). Há possibilidade de temporais isolados.
O cavado é uma região alongada de baixa pressão atmosférica. As tempestades que já estão ocorrendo no norte da Argentina, no Paraguai e em Santa Catarina se movimentam em direção ao norte por conta do calor e umidade elevados, e o tempo começa a mudar ao longo desta quinta-feira no Noroeste, Oeste, Sudoeste, Centro-Oeste, Sul e até mesmo em algumas áreas do Norte do Paraná. As cidades mais próximas das áreas de fronteira serão as principais atingidas.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
Ao longo da tarde a previsão é de pancadas de chuvas isoladas, inclusive com a possibilidade de alguns temporais de forma localizada, ou seja, atingem uma cidade e não outra. “A princípio não são grandes tempestades, e sim chuvas rápidas e localizadas entre a tarde e o início da noite. A tendência é que durante a noite essas tempestades comecem a perder força e na madrugada fique uma nebulosidade variável”, explica Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar.
Antes da chegada da chuva o tempo continua abafado em todas as regiões do Paraná, com máximas acima dos 33°C em cidades do Noroeste e do Norte. Na Região Metropolitana de Curitiba e no Litoral não há previsão de chuvas, e as máximas chegam próximo dos 27°C.
SEXTA-FEIRA – Na sexta-feira (16) o tempo continua instável e abafado no Paraná, com previsão de chuvas mais organizadas ao longo da tarde, até sábado (17), por todo o Estado. Há maior possibilidade de tempestades nas cidades que ficam mais ao Sul, desde o extremo Oeste até o Litoral. Na metade Norte os temporais serão isolados.
*Com informações da AEN