PUBLICIDADE
Saúde /
DIA A DIA

Casos de covid-19 crescem 20% em Curitiba; foram 616 em uma semana

O número de casos de covid-19 também subiu consideravelmente, com 616 novos casos confirmados entre 14 e 20 de agosto
Foto: AEN
O número de casos de covid-19 também subiu consideravelmente, com 616 novos casos confirmados entre 14 e 20 de agosto

Redação com SMCS

24/08/24
às
9:44

- Atualizado há 2 semanas

Compartilhe:

Na última semana epidemiológica, de 11 a 17 de agosto, a rede municipal de saúde de Curitiba atendeu 18.017 pessoas com problemas respiratórios – um aumento de 20% em relação à semana anterior (4 a 10 de agosto) e 33,5% acima do esperado para o período.

O número de casos de covid-19 também subiu consideravelmente, com 616 novos casos confirmados entre 14 e 20 de agosto, o que equivale a uma média de 88 novos casos por dia. Isso representa mais que o dobro da média registrada na semana anterior, de 42 casos diários. Atualmente, Curitiba tem 613 casos ativos de covid-19.

Apesar desse aumento nos casos, o impacto nos internamentos ainda é baixo. Até a última quinta-feira (22 de agosto), havia apenas um paciente com covid-19 internado em leito clínico do SUS e outro com suspeita de covid-19 em leito de UTI.

Diante do cenário de elevação nos casos respiratórios, comum nesta época do ano em Curitiba, a Secretaria Municipal da Saúde reforça a importância de manter a vacinação em dia contra doenças respiratórias como gripe, covid-19 e coqueluche. A imunização é essencial para prevenir o agravamento dessas doenças e reduzir sua disseminação.

Vacinação disponível

  • Gripe e Covid-19: A vacina contra a gripe está disponível para todos a partir de seis meses de idade desde 2 de maio. A vacina contra a covid-19 está disponível para todos que fazem parte do público prioritário, com 12 anos ou mais. Pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas e imunocomprometidos devem receber um reforço semestral da vacina contra a covid-19. Trabalhadores da saúde e outros grupos vulneráveis devem receber um reforço anual.
  • Coqueluche: A vacina contra a coqueluche, a dTpa, está sendo oferecida em caráter excepcional a todos os trabalhadores de estabelecimentos que atendem crianças até 4 anos de idade. Para vacinar-se, o trabalhador deve apresentar um documento com foto e um comprovante de vínculo com esse tipo de atendimento.

Orientações adicionais

Além da vacinação, a Secretaria de Saúde orienta a população a reforçar medidas como a higienização frequente das mãos, a manutenção de ambientes arejados, e o uso de máscaras em caso de sintomas respiratórios. Em caso de necessidade, é possível entrar em contato com a Central Saúde Já pelo telefone 3350-9000, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, e nos fins de semana das 8h às 20h.

TÁ SABENDO?

DIA A DIA

© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias