- Atualizado há 3 anos
Com transmissão acelerada, Curitiba voltou a ultrapassar a marca de 2 mil casos ativos de Covid-19. Segundo boletim da Secretaria Municipal da Saúde, divulgado nesta quarta-feira (4), o número de pessoas com potencial de transmissão do vírus mais do que quadriplicou no período de um mês.
Nesta quarta, a taxa de retransmissão do vírus chegou a 1,68, bem acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para tomada de medidas de flexibilização dos cuidados.
Conforme o boletim, Curitiba tem exatos 2.021 casos ativos. Há exato um mês, porém, a cidade tinha 431 casos ativos e comemorava o terceiro dia consecutivo sem mortes pela doença.
O número de pessoas internadas também subiu. Enquanto em 4 de abril apenas um paciente ocupava leitos SUS exclusivos para a Covid-19, agora são cinco. A maioria expressiva de casos mais leves da infecção são reflexo direto do sucesso da campanha de vacinação na cidade.
O aumento de casos na capital coincide com o fim da emergência em saúde pública de importância nacional (Espin), conhecida também como emergência sanitária, que entrará em vigor no dia 22 de maio.
Segundo o Ministério da Saúde, o sucesso na campanha de imunização, a queda expressiva na média móvel de mortes por Covid-19 e no número de infecções, além da queda na taxa de ocupação de leitos de UTIs, justificam a retomada dos procedimentos normais no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).