- Atualizado há 1 dia
Mais 255 famílias de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, receberam as chaves de suas novas moradias no Residencial Orquídeas, entregue sábado (16). Por meio do Programa Casa Fácil Paraná, o Governo do Estado aportou quase R$ 4 milhões para subsidiar o custo da entrada do imóvel para 226 famílias.
O secretário estadual das Cidades, Guto Silva, participou da entrega e enfatizou a importância do programa e a seriedade com que a habitação é tratada no Estado. “O Casa Fácil é hoje o maior programa de habitação do Brasil e tem revolucionado a vida de milhares de famílias. Estamos muito felizes com esta entrega, esse empreendimento lindo, seguro, e que traz mais dignidade a essas pessoas”, disse ele.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
A obra foi viabilizada em conjunto pelo Governo do Paraná, Caixa Econômica Federal e Construtora e Incorporadora VKR Empreendimentos, com investimento superior a R$ 54,4 milhões. O residencial tem localização privilegiada no bairro Costeira, próximo a transporte público, unidade de saúde, supermercados e outras comodidades.
O prefeito de Araucária, Luiz Gustavo Botogoski, destacou o apoio do Estado em proporcionar habitação a quem mais precisa. “Não se trata só de entrega de chaves. Estamos falando de vidas, de sonhos, do bem-estar de que quem vai morar aqui. Temos só a agradecer ao Governo do Estado por esse compromisso social, que leva moradia, dignidade e estabilidade para a população”, destacou.
O empreendimento é composto por 255 imóveis com metragem padrão de 44,83 m². Todos possuem dois dormitórios, banheiro, sala, sacada com churrasqueira a carvão, cozinha integrada com lavanderia e uma vaga de garagem individual. As áreas molhadas são entregues com revestimento em porcelanato, louças e tanque instalados e os demais cômodos com piso laminado.
Além disso, são mais de 20 espaços comuns, que incluem salão de festas, piscinas adulto e infantil, bicicletário, brinquedoteca, salas de jogos e de cinema, quadra poliesportiva, academia, playground, redário, pet play, área para jogos de tabuleiro e jardins de convivência.
RECURSO PARA ENTRADA – O repasse dos recursos do Casa Fácil é feito pela Cohapar, gestora do programa. O subsídio é aplicado diretamente nos contratos de financiamento junto à Caixa e visa reduzir o custo da entrada na compra da moradia própria. O valor é concedido a pessoas com renda de até quatro salários-mínimos e que cumpram os demais critérios estabelecidos.
Além do benefício estadual, outras vantagens do projeto incluem descontos variados pelo programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal, e a possibilidade de uso do saldo do FGTS para abatimento do montante devido. Com a somatória desses auxílios, os compradores conseguem financiamentos com melhores condições e prestações mensais mais em conta que o custo de um aluguel.
REALIZAÇÃO – Há mais de seis anos, a administradora Carolina Josefina Colminari, 46 anos, o marido José Zamora e os filhos saíram da Venezuela em busca de melhores condições de vida. Foi no Paraná que eles se fixaram e conquistaram o que tanto buscavam: emprego, segurança e, sobretudo, deixar o aluguel para trás para viverem na sonhada casa própria.
“A gente está aqui no Brasil lutando e essa é uma conquista muito linda. Estamos agradecidos com o Paraná, que ajudou a gente a conquistar a casa própria”, disse Carolina.
Segundo ela, o recurso do Governo do Estado foi essencial e foi o que possibilitou a compra do apartamento. “A gente está aqui para trabalhar e dar o melhor, mas o valor da entrada não tínhamos. Foi graças à Cohapar, que ajudou e deu esse valor para podermos adquirir o imóvel. A verdade é que a gente está muito feliz”, comemorou.
Quem também não esconde a felicidade por receber as chaves da residência novinha é a auxiliar de produção Cristina Ferreira da Silva Rodrigues, de 43 anos. Ela, o marido Hélio e os dois filhos, Matheus e Nataly, que até então viviam em um imóvel alugado, ganharam o subsídio do Casa Fácil e puderam realizar o sonho de ter um lar.
“O recurso veio no momento que a gente não tinha esse valor pra entrada. Então, fez toda diferença pra gente. É uma conquista e a gente está bem feliz. Agora o mais rápido possível vamos mudar e tomar posse do que é nosso”, completou a auxiliar.
*Com informações da AEN