PUBLICIDADE
Curitiba /
DIA A DIA

Casa com 14 gatos em gaiolas é alvo de fiscalização em Curitiba

Em uma primeira vistoria, realizada no dia 20/7, foi constatada esta situação e foi dada uma semana de prazo para que o tutor construísse um local adequado e limpo para os animais
Foto: Isabella Mayer/SECOM
Em uma primeira vistoria, realizada no dia 20/7, foi constatada esta situação e foi dada uma semana de prazo para que o tutor construísse um local adequado e limpo para os animais

Redação*

28/07/25
às
13:48

- Atualizado há 1 dia

Compartilhe:

Agentes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) fizeram nesta segunda-feira (28/7) uma ação de fiscalização em uma residência nas proximidades da Rua Mateus Leme, no Centro Cívico. A Secretaria recebeu uma denúncia que 14 gatos estavam sendo mantidos em gaiolas pequenas e sem as mínimas condições de higiene.

Em uma primeira vistoria, realizada no dia 20/7, foi constatada esta situação e foi dada uma semana de prazo para que o tutor construísse um local adequado e limpo para os animais, senão estes seriam resgatados e encaminhados para adoção.

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

Após o prazo de uma semana foram verificadas as melhorias solicitadas, com a construção de vários gatis com espaço suficiente para os bichos, com locais separados e limpos para eles dormirem, comerem e beberem água. Assim foi permitido que os gatos permanceçam no local, mas serão feitas mais vistorias nas próximas semanas para verificar se as mudanças vão ser mantidas e se os animais estão bem.   

Juliana Kravetz, médica veterinária da Rede de Proteção Animal do SMMA, que coordenou a ação, explicou que a primeira intenção é educar e conscientizar os donos dos animais e que a apreensão dos bichos ocorre em situações mais graves, quando não há colaboração.

Foto: Isabella Mayer/SECOM

“As pessoas pensam que este tipo de situação se resolve só com a apreensão do animal, mas não é assim. Se não ensinar as pessoas a ter responsabilidade e como cuidar adequadamente dos bichinhos, ela vai pegar outro animal e repetir os maus tratos. Quando as pessoas entendem o problema que causam aos animais, e depois, quando são feitas as melhorias, percebem que seus bichos estão mais ativos, correndo e brincando, cria-se uma consciência”, diz a veterinária.

Denúncias de maus-tratos a animais devem ser feitas na através da Central de Atendimento 156  (via chat online) ou ainda pelo telefone 156. Agentes da Rede de Proteção Animal irão averiguar cada caso e atuar tanto conscientizando os donos dos bichos, quanto resgatando os animais caso necessário.

Foto: Isabella Mayer/SECOM

TÁ SABENDO?

DIA A DIA

© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias