
- Atualizado há 2 anos
Um funcionário comissionado da Prefeitura de Campo Magro, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) foi flagrado usando um veículo oficial para transportar pessoas ao Fórum Eleitoral de Campo Largo para a emissão de títulos de eleitor. O flagrante aconteceu depois de denúncias sobre o transporte irregular chegarem à Câmara Municipal da cidade.
Após a denúncia, o vereador Beto Soares e outros dois parlamentares foram até o Fórum Eleitoral e registraram em vídeo o momento em que um carro do município era utilizado para transportar pessoas voltando após fazerem o título de eleitor. “Nós recebemos a denúncia e realmente presenciamos o carro da Prefeitura de Campo Magro fazendo o transporte das pessoas. Isso é crime eleitoral”, afirmou Beto.
A reportagem do Portal Nosso Dia teve acesso às imagens captadas pelo celular do vereador. Elas mostram Soares e outro parlamentar questionando o motorista sobre o motivo de estar transportando pessoas que não eram funcionários da prefeitura.
Segundo o vereador, o flagrante ocorreu no horário de almoço da tarde de segunda-feira (26), no Jardim Viviane, após uma denúncia recebida pelo presidente da Câmara Municipal, Josnei Rosa (PSC).
No vídeo, o motorista tenta justificar a ação dizendo que estava em seu horário de almoço, mas é rebatido pelos parlamentares, que enfatizam que o veículo é de uso exclusivo de funcionários do município, independentemente do horário. Durante a abordagem, uma das pessoas transportadas pelo veículo oficial confirmou que foi ao Fórum Eleitoral da cidade vizinha para emitir seu título de eleitor, e mostrou o documento recém-obtido.

Ainda ao Portal Nosso Dia, o vereador Beto Soares anunciou que, diante das evidências, levará a questão ao Ministério Público para investigar a extensão do problema, questionando se essa prática já ocorria anteriormente e se mais funcionários estavam envolvidos. “Vamos verificar se o poder executivo está ciente e qual será sua posição sobre o caso”, disse o vereador.
Em resposta ao Portal Nosso Dia, a prefeitura de Campo Magro informou que o prefeito da cidade, Cláudio Cesar Casagrande (PSD), tomou medidas imediatas ao exonerar o motorista envolvido. O detalhe curioso é que tanto Soares quanto Casagrande pertencem ao mesmo partido político do prefeito, o PSD.
O que diz a Prefeitura de Campo Magro
Confira a nota na íntegra enviada pela Prefeitura de Campo Margro ao questionamento do Portal Nosso Dia:
Na data de ontem, 26 de fevereiro de 2024, chegou ao conhecimento da Prefeitura de Campo Magro que um de seus servidores estaria se utilizando de veículo oficial do Município para possíveis proveitos particulares, consistentes em, em tese, transportar munícipes para a confecção de títulos eleitorais.
A Prefeitura informa que a ação, em tese, praticada pelo servidor em questão não faz parte de nenhum programa em andamento promovida pela Prefeitura e, portanto, o servidor agiu por conta própria e sem qualquer autorização de suas chefias.
Em razão disso, quando tais fatos chegaram ao conhecimento da Secretaria de Educação, esta já solicitou providências e a Prefeitura já efetuou a exoneração do servidor que teria praticado tais condutas à revelia de qualquer autorização.
A Prefeitura de Campo Magro reitera seu compromisso com a verdade e com a probidade de suas condutas”, diz a nota.