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Carro a hidrogênio de alunos paranaenses tem classificação inédita no Shell Eco-Marathon

O evento aconteceu este mês em Indianápolis, nos Estados Unidos, reunindo 64 equipes de diversos países, como Estados Unidos, Canadá, México, Colômbia e Brasil
Carro a hidrogênio de alunos da Unioeste tem classificação inédita no Shell Eco-Marathon Foto: Divulgação Unioeste
O evento aconteceu este mês em Indianápolis, nos Estados Unidos, reunindo 64 equipes de diversos países, como Estados Unidos, Canadá, México, Colômbia e Brasil

Redação com AEN

09/04/25
às
15:39

- Atualizado há 1 semana

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A equipe do Grupo Cataratas de Eficiência Energética (GCEE), projeto de extensão da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Câmpus Foz do Iguaçu, retornou da Shell Eco-Marathon Americas 2025 com importantes aprendizados e avanços em seu projeto de veículo movido a célula de combustível de hidrogênio. O evento aconteceu este mês em Indianápolis, nos Estados Unidos, reunindo 64 equipes de diversos países, como Estados Unidos, Canadá, México, Colômbia e Brasil.

O GCEE participou na categoria Conceito Urbano – Célula a Combustível de Hidrogênio, considerada a mais desafiadora da competição. Essa categoria exige que os estudantes projetem e construam veículos movidos a hidrogênio com o máximo de eficiência energética possível.

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Das sete equipes inscritas, apenas cinco foram aprovadas na rigorosa inspeção técnica – entre elas, o GCEE, que se tornou a primeira equipe latino-americana a ser aprovada nessa etapa na edição norte-americana da competição.

Além da aprovação técnica, a equipe também alcançou o feito de ser a segunda a completar o percurso de quatro voltas no icônico circuito de Indianápolis, totalizando 15,6 km com seu veículo 100% movido a hidrogênio. A melhor tentativa do GCEE, no entanto, ultrapassou o tempo limite de 35 minutos exigido pelo regulamento e não foi validada oficialmente.

DESAFIOS E APRENDIZADOS – Apesar das condições climáticas adversas – com chuva, vento e temperaturas próximas de 5 °C – e do alto nível técnico das equipes norte-americanas, o desempenho do GCEE foi considerado muito positivo por seus integrantes. Agora, a equipe já foca nos ajustes necessários para sua próxima participação, marcada para os dias 25 a 28 de agosto de 2025, no Pier Mauá, Rio de Janeiro.

O professor Fernando José Gaiotto, coordenador do projeto, agradeceu o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, de instituições parceiras e da universidade, ressaltando a importância do investimento público para o avanço da pesquisa aplicada.

“Também destaco o empenho dos setores administrativos da Reitoria e do Câmpus de Foz do Iguaçu, que contribuíram para a viabilização da viagem internacional”, disse.

Para a estudante de Engenharia Elétrica Ana Lucia de Paula Martins a experiência foi enriquecedora tanto do ponto de vista acadêmico quanto pessoal. “Participar dessa viagem com a equipe foi extremamente enriquecedor para o meu currículo e para o meu futuro. Obtivemos ótimos resultados, melhoramos o que já havíamos feito no Rio. Ainda não veio o título, mas acredito que com dedicação, em breve, traremos um para a nossa universidade”, afirmou.

Ana Lucia também destacou a vivência internacional. “Foi minha primeira viagem internacional, assim como para a maior parte da equipe. Poder vivenciar outra cultura foi extremamente especial e, com certeza, inesquecível”, disse.

O estudante de Engenharia Mecânica Vinicius Oliveira Sofia ressaltou o intercâmbio de ideias proporcionado pelo evento. “Foi uma experiência muito boa, onde pudemos apresentar nosso carro, trocar conhecimentos com outras equipes e competir de igual para igual com times da América do Norte. O trabalho em equipe foi fundamental para alcançarmos nossos objetivos”, afirmou.

    APOIO – A participação do GCEE na Shell Eco-Marathon contou com o apoio de diversas instituições públicas e privadas. Além do Governo do Paraná, entre os patrocinadores e parceiros estão Itaipu Binacional, Itaipu Parquetec, Unila, XBRI Pneus, H2helium, Fundep, Horizon, Ponte Nova Energia, Enerluz e Leser. A equipe também recebeu apoio da Altair Cycles, Correia Bikeletro, IdeiaTrix, Receita Federal, LabMaker e LabIoT.

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