PUBLICIDADE
Paraná /
DIA A DIA

Carreta Saúde da Mulher passa a fazer mamografia em mulheres de 40 a 74 anos no Paraná

Agora, para mulheres com idade entre 40 e 49 anos, o exame será realizado desde que haja solicitação de um médico
Carreta Saúde da Mulher passa a realizar exames de mamografia em mulheres de 40 a 74 anos Foto: Geraldo Bubniak/AEN
Agora, para mulheres com idade entre 40 e 49 anos, o exame será realizado desde que haja solicitação de um médico

Redação*

26/09/25
às
7:44

- Atualizado há 4 horas

Compartilhe:

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná informa que a Carreta Saúde da Mulher, que nesta semana está na cidade de Cerro Azul, no Vale da Ribeira, realizará exames de mamografia em mulheres com idades entre 40 e 74 anos, ampliando a faixa etária e o acesso a mais pessoas. A determinação também é válida para todos os municípios paranaenses nos atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

Anteriormente, o perfil dos elegíveis para a realização do exame era entre 50 a 69 anos e abaixo dessa faixa etária era preciso ter sintomas ou histórico familiar para a indicação. Agora, para mulheres com idade entre 40 e 49 anos, o exame será realizado desde que haja solicitação de um médico.

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

“Essa nova determinação faz com que o atendimento alcance mais mulheres, em uma parcela da população que o Ministério considerou como importante a realização do exame e o acompanhamento preventivo. O Paraná, que está com a Carreta Saúde da Mulher circulando pelos municípios desde o dia 16, rapidamente se adaptou para aumentar a oferta de mamografias a esse novo público”, destacou o secretário estadual de Saúde, Beto Preto.

DIAGNÓSTICO – Na rede pública, a prevenção e o diagnóstico da doença acontece por meio de exames clínicos anuais das mamas ou pela mamografia a cada dois anos. Para mulheres com histórico de câncer de mama na família, os exames devem respeitar a indicação médica.

O diagnóstico precoce ocorre quando a mulher apresenta sinais suspeitos, como nódulo, alterações na pele ou no mamilo ou secreções, devendo ser encaminhada de forma rápida para investigação. Esse processo começa na Atenção Primária, com orientação e encaminhamento, e segue em uma rede de serviços especializados.

PARANÁ ROSA – A Carreta Saúde da Mulher é uma das ações do Paraná Rosa 2025. A unidade móvel passará por 13 cidades ofertando consulta médica e exames preventivos de câncer de mama, tireoide e colo do útero. Ao todo, mulheres de 54 municípios paranaenses serão beneficiadas pela iniciativa do Governo do Estado, via Sesa, e que foi viabilizada por meio de uma parceria com a Volkswagen do Brasil, no âmbito do programa Paraná Competitivo, com um investimento de R$ 10,8 milhões.

A próxima parada da Carreta será em Castro, nos Campos Gerais, entre 29 de setembro e 4 de outubro, atendendo também as pacientes das cidades de Piraí do Sul, Carambeí, Ipiranga e Ivaí.

*Com informações da AEN

TÁ SABENDO?

DIA A DIA

© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias