
- Atualizado há 2 horas
Depois de passar por São Paulo e Porto Alegre, a exposição Caravana do Silvinho chega a Curitiba nesta sexta-feira (31/10). A mostra reúne 45 esculturas pintadas por artistas brasileiros em diferentes versões do apresentador Silvio Santos (1930-2024) e pode ser visitada até 30 de novembro, no Memorial Paranista, um dos principais espaços culturais da capital paranaense.
Idealizado pelas filhas do apresentador e pelo Grupo Silvio Santos, o projeto presta homenagem ao maior comunicador da televisão brasileira. As esculturas, com 1,60 m de altura, foram produzidas em fibra de vidro e personalizadas por mais de 40 artistas de diversas partes do Brasil.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
“Essa diversidade regional reforça a representatividade e a abrangência cultural do projeto”, destaca Cintia Abravanel, artista plástica, primogênita de Silvio Santos e porta-voz do projeto. Ela estará em Curitiba nesta sexta-feira (31/10), na abertura da exposição.
Em Curitiba, o público poderá apreciar a exposição no Jardim das Esculturas do Memorial Paranista, cenário ao ar livre, cercado por natureza e arte. As obras de Silvio Santos dividirão espaço com o acervo do escultor João Turin. As visitas são gratuitas e podem ser feitas todos os dias da semana, das 6h às 22h.
A chegada da Caravana do Silvinho ao Memorial Paranista reforça o compromisso do projeto com a democratização do acesso à arte e com a valorização de espaços públicos dedicados à cultura.

“A escolha de locais como o Memorial Paranista está diretamente ligada ao propósito de tornar a arte acessível, viva e próxima das pessoas. Esse é o espírito da Caravana, fazer a arte circular e dialogar com cada região do país”, afirma Cintia.
Para Juliana Midori, diretora executiva do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), responsável pela gestão do espaço, receber a exposição é motivo de celebração. “O Memorial Paranista é um marco da identidade artística do Paraná. Receber um projeto nacional como a Caravana do Silvinho aqui é reforçar o papel de Curitiba como um polo de difusão cultural, aberto à diversidade e à memória afetiva do público”, afirma.
A Caravana do Silvinho deve percorrer outras capitais brasileiras ao longo de 2026.
Exposição Caravana do Silvinho – Curitiba
Memorial Paranista – Parque São Lourenço (R. Mateus Leme, 4700 – São Lourenço, Curitiba – PR)
De 31 de outubro a 30 de novembro
Todos os dias, das 6h às 22h
Entrada gratuita
Mais informações clique aqui.
*Com informações da Prefeitura de Curitiba