- Atualizado há 12 meses
A candidatura oficial de Luizão Goulart, ex-deputado federal e ex-prefeito de Pinhais, à Prefeitura de Curitiba será lançada na próxima quinta-feira (1º). O Partido Solidariedade marcou a convenção municipal, momento em que se conhecerá, oficialmente, os nomes daqueles que levarão o partido à campanha eleitoral na capital paranaense.
Conforme o calendário eleitoral de 2024, via resolução do Tribunal Superior Eleitoral, os partidos e as federações poderão realizar convenções até dia 5 de agosto.
Nesse dia, o Solidariedade reúne todos os filiados para definições de assuntos de interesse partidário e a aprovação dos candidatos a vereadores e a prefeito do município, nesse caso, o ex-deputado federal Luizão. A convenção do partido acontecerá no Clube Recreativo Dom Pedro II, na rua Brigadeiro Franco, 3662, no bairro Água Verde.
Luiz Goulart, conhecido como Luizão, foi prefeito de Pinhais por oito anos, tendo um histórico de grande transformação na cidade. Isso refletiu no título de prefeito mais bem avaliado do Brasil, com 94% de aprovação.
Após sair da prefeitura de Pinhais, Luizão foi eleito para o Congresso Nacional como deputado federal, com 141.730 votos, o 4º mais votado do Paraná. Durante seu mandato, se destacou como um dos parlamentares mais ativos em Brasília e foi ranqueado como o deputado que mais destinou recursos para os municípios do Paraná.
Nas últimas eleições, Luizão conquistou 96.543 mil votos para uma reeleição, mas ficou de fora pelo dissabor do coeficiente eleitoral, afinal, atingiu a 16ª posição entre os mais votados do Paraná.
O partido do Solidariedade conta ainda com a atuação de três deputados: Marli Paulino, ex-prefeita de Pinhais, Samuel Dantas, com base política em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, e Alisson Wandscheer, filho do deputado federal e líder da Bancada Paranaense, Toninho Wandscheer. No Estado, há cerca de 70 vereadores e 4 vice-prefeitos.