PUBLICIDADE
Organização /
Uncategorized, DIA A DIA

Campo Largo inaugura 1ª cooperativa reciclável com capacidade para 277 toneladas/mês

Recicla Campo Largo fortalece os elos da reciclagem, da inclusão social e gera  emprego e renda para os catadores de materiais recicláveis da cidade e região.
Recicla Campo Largo fortalece os elos da reciclagem, da inclusão social e gera  emprego e renda para os catadores de materiais recicláveis da cidade e região.

Redação Nosso Dia

10/08/22
às
16:26

- Atualizado há 3 anos

Compartilhe:

Com capacidade produtiva de até 277 toneladas/mês de materiais, o Recicla Campo Largo começou as atividades nesta quarta-feira (10). Com isso, se torna a primeira cooperativa de reciclagem do município metropolitano de Curitiba. O Recicla Campo Largo, que fica no bairro Águas Claras, faz o trabalho de recepção, triagem e destinação para reutilização e reciclagem de materiais reutilizáveis e recicláveis.

Inauguração da cooperativa, em Campo Largo. Foto: Divulgação/PMCL

Para o pontapé, a unidade conta com 12 trabalhadores, entre catadores e catadores, podendo chegar até 30 profissionais por turno quando estiver em pleno funcionamento. Atualmente, são processados cerca de 7,5 toneladas por mês. A capacidade produtiva da nova unidade é de 277 toneladas/mês. A meta é atingir esse número até 2030.

Pela manhã, representantes das associações de reciclagem cadastradas na Prefeitura, empresas parceiras e autoridades locais, assinaram o Acordo de Cooperação Técnica. O documento teve participação do Município de Campo Largo, da Cooperativa Recicla Campo Largo e do Instituto Recicleiros.

Esse acordo assinado entre as partes, segundo a Prefeitura de Campo Largo, fortalece os elos da reciclagem, da inclusão social e gera  emprego e renda para os catadores de materiais recicláveis da cidade e região.

Inclusão

Entre os objetivos principais do Programa, estão o aproveitamento dos resíduos recicláveis, o retorno de matérias primas à cadeia produtiva. Também, a inclusão socioprodutiva e o reconhecimento dos catadores como elo importante na cadeia da reciclagem e o fortalecimento da comunidade enquanto corresponsável pelos resíduos e elo fundamental para o controle das ações.

Resíduos sólidos

Em Campo Largo, a coleta seletiva acontece desde 2007, tendo atualmente, toda demanda suprida com a atuação de três caminhões que trabalham em regime escalonado. Após a coleta realizada, os três caminhões destinam o material reciclável para quatro associações de catadores regularizadas pelo Município: Associação de Reciclagem Campolarguense, Associação de Reciclagem Lutar e Vencer, Associação Unidos da Reciclagem e Associação de Reciclagem Amigas do Meio Ambiente e agora, também para a Cooperativa Recicla Campo Largo. 

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agropecuária trabalha para integrar estrategicamente os serviços públicos de manejo de resíduos sólidos. A ideia é reduzir custos e viabilizar condições de sustentabilidade. 

TÁ SABENDO?

Uncategorized, DIA A DIA

© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias