- Atualizado há 4 horas
Câmeras térmicas inéditas usadas pela EPR Litoral Pioneiro fiscalizam o sistema de freio dos caminhões que passam pela BR-277, na ligação entre Curitiba e o Litoral do Paraná. A intenção é verificar se há problemas para que ele seja solucionado, com o apoio da Polícia Rodoviária Federal. Na manhã desta quarta-feira (27), por exemplo, um motorista foi flagrado com problemas de lona.
A análise é feita pela câmera de alta performance que identifica se há diferença de temperatura nos rodados do caminhão. Caso o equipamento sinalize que a temperatura em algum eixo em contato com a pista está baixa, a indicação é que os freios não estão funcionando adequadamente. A situação é comprovada na análise da equipe especializada e o veículo, então, só segue viagem após o problema ser solucionado.
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“O ideal é que os rodados tenham uma temperatura padrão, se tiverem superior ou inferior, o sistema de freio está desregulado e isso pode ocasionar acidentes. A gente tem uma serra com um volume grande de caminhões. É importante para garantir a segurança do motorista com um bom sistema de freio”, afirmou o gerente de Operações da EPR Litoral Pioneiro, Fernando Milléo.
A câmera térmica é resultado de uma parceria com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e mede de maneira eficiente o funcionamento do sistema de freios dos veículos, promovendo contribuição direta na segurança viária, ainda como último recurso a área de escape na BR-277, na pista sentido Litoral do Paraná.
“A área de escape é o último recurso do caminhoneiro. Faltou freio, tem que utilizar a área de escape. Evita uma tragédia que a gente não sabe”, disse Milleo, que na manhã desta quarta-feira flagrou um caminhão com problema de lona. “Temperatura de 24°C de um lado e de 60°C do outro. Um dos dois não está funcionand e foi verificado problema na lona”, destacou.
O caminhão em questão é de José Clemente de Azevedo, que levava milho até o Porto de Paranaguá. Ele afirmou que não imaginava estar com problema no freio, já que mantém a manutenção em dia. “Isso aí a gente sempre faz, mas algum descuído acontece isso. Vamos ter que arrumar agora. Tem que deixar tudo em dia para rodar. Primeira vez que isso acontece comigo”, falou.
As câmeras térmicas estão sendo usadas inicialmente na BR-277, mas também estarão presentes nas demais rodovias concessionadas pela EPR Litoral Pioneiro.