Paraná /
DIA A DIA

Câmera escondida é encontrada por funcionária em banheiro feminino da Câmara de Matinhos

O equipamento, segundo a Polícia Civil do Paraná, estava disfarçado dentro de um interruptor
Foto: Colaboração
O equipamento, segundo a Polícia Civil do Paraná, estava disfarçado dentro de um interruptor

Angelo Binder

02/08/25
às
14:16

- Atualizado há 18 segundos

Compartilhe:

Uma câmera foi localizada escondida no banheiro feminino do setor administrativo da Câmara Municipal de Matinhos, no litoral do Paraná, na última quinta-feira (31). O equipamento, segundo a Polícia Civil do Paraná, estava disfarçado dentro de um interruptor e foi descoberto por uma funcionária.

O Portal Nosso Dia entrou em contato com o presidente da Câmara, vereador Jair Pescador (PL), que informou ter acionado imediatamente a Polícia Militar e a Polícia Civil assim que soube da existência do equipamento. “Tomamos todas as providências assim que fomos informados. A situação é absurda, lamentável e precisa ser investigada com o máximo de rigor”, declarou.

A Polícia Científica e o Instituto de Identificação também estiveram no local para realizar perícia. Até o momento, o responsável pela instalação da câmera ainda não foi identificado, e o caso segue sob investigação, em sigilo.

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

De acordo com o presidente da Casa, o setor administrativo onde o equipamento foi encontrado fica em um prédio separado do plenário principal. Ele lamentou o ocorrido, ressaltando o impacto para os servidores e frequentadores. “É uma situação grave, que fere a privacidade e choca toda a comunidade”, disse.

O caso é tratado como crime de violação à intimidade, previsto no Código Penal, por envolver captação de imagens em ambiente privado sem autorização.

Caso sob sigilo, segundo a polícia

A Polícia Civil do Estado do Paraná, por meio da Delegacia de Polícia de Matinhos, esclarece sobre os fatos ocorridos na Câmara Municipal de Matinhos e que vieram à tona na tarde do dia 31 de julho de 2025. Por volta das 17h, funcionários da Câmara Municipal comunicaram à Polícia Civil a descoberta de uma microcâmera oculta instalada no banheiro feminino do setor administrativo do órgão público.
A Polícia Civil, tão logo acionada, adotou as providências necessárias de forma imediata, com o deslocamento da equipe policial ao local da ocorrência e o isolamento adequado da área para preservação do local do crime. Foram acionadas a Polícia Científica e o Instituto de Identificação para a realização de perícias técnicas.
Foi instaurado Inquérito Policial para apurar os fatos em sua totalidade, havendo, ao menos por ora, indícios da prática da infração penal prevista no artigo 216-B do Código Penal, que trata da produção, fotografia, filmagem ou registro de conteúdo com cena de nudez ou ato sexual de caráter íntimo e privado sem autorização dos participantes.
A Polícia Civil do Paraná reafirma seu compromisso inabalável com a apuração rigorosa dos fatos, empenhando todos os recursos técnicos e humanos disponíveis para o completo esclarecimento das circunstâncias e a identificação da autoria delitiva. A excepcional gravidade da situação — que configura violação da intimidade e da privacidade no âmbito da Administração Pública — exige resposta institucional firme, célere e exemplar.
Considerando o interesse da investigação e o sigilo necessário às diligências investigativas em curso, maiores detalhes sobre as investigações não serão divulgados neste momento.

TÁ SABENDO?

DIA A DIA

© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias