PUBLICIDADE
Paraná /
DE OLHO NA ALEP

CACs são homenageados em concorrida sessão solene na Assembleia

O deputado Tito Barichello destacou que a Assembleia Legislativa do Paraná cumpre seu papel de representar a população ao reconhecer o trabalho dos caçadores, atiradores, colecionadores, lojistas e clubes de tiro
Os participantes lotaram o Plenário da Assembleia na noite desta quinta-feira (28). Créditos: Valdir Amaral/Alep
O deputado Tito Barichello destacou que a Assembleia Legislativa do Paraná cumpre seu papel de representar a população ao reconhecer o trabalho dos caçadores, atiradores, colecionadores, lojistas e clubes de tiro

Redação*

29/08/25
às
8:18

- Atualizado há 2 minutos

Compartilhe:

A Assembleia Legislativa do Paraná promoveu, na noite desta quinta-feira (28), por iniciativa do deputado Tito Barichello (União), uma sessão solene em homenagem aos colecionadores, atiradores desportivos e caçadores (CACs) e clubes de tiros. O evento reuniu mais de 500 pessoas, entre apoiadores da causa, representantes dos grupos e lojistas do setor.

O deputado Tito Barichello destacou que a Assembleia Legislativa do Paraná cumpre seu papel de representar a população ao reconhecer o trabalho dos caçadores, atiradores, colecionadores, lojistas e clubes de tiro. Ele criticou a política federal que, segundo ele, persegue os CACs e restringe o funcionamento das entidades.

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

Barichello ressaltou que os clubes de tiro não oferecem risco à sociedade e são compostos por pessoas honestas e trabalhadoras, que cumprem rígidos critérios legais para exercer a atividade. “O clube de tiro e a arma dizem respeito à liberdade, e nós pugnamos por ela, como em qualquer país democrático”, afirmou o parlamentar.

A vereadora de Curitiba, Tathiana Guzella (União), lembrou que a capital paranaense já conta com uma lei de sua autoria que institui o Dia dos CACs, celebrado em 3 de agosto. Segundo ela, a data vai além de uma homenagem aos praticantes, sendo também um símbolo da defesa da liberdade individual, inclusive do direito de possuir uma arma de fogo para proteção. Tathiana ressaltou a tradição do tiro esportivo no país, lembrando que as primeiras medalhas olímpicas do Brasil vieram da modalidade. Ela destacou ainda o valor histórico dos colecionadores, que preservam peças centenárias que marcaram a trajetória da humanidade. “É uma noite especial, em reconhecimento a atiradores, clubes e lojistas que, com muito esforço, vieram de diversas regiões do Paraná para receber essa justa homenagem”, disse.

O presidente da Associação de Caçadores, Atiradores e Colecionadores do Paraná (CAC Paraná), Cristiano Castelli, reforçou a importância da sessão para o setor, que enfrenta dificuldades impostas por restrições federais. Para ele, a homenagem representa valorização e reconhecimento ao segmento, especialmente em um momento em que clubes e lojistas lutam para manter suas atividades. Castelli enfatizou a expressiva presença popular na sessão, com mais de 500 pessoas acompanhando, como prova da força e da legitimidade da categoria. “Somos um segmento forte e continuaremos lutando para mostrar que trabalhamos com seriedade, segurança e dentro da legalidade”, afirmou.

Filipe Palmas, advogado especialista em legislação de armas e diretor jurídico da Associação de Lojas de Clubes de Tiro do Paraná (ALCP), se colocou à disposição dos participantes. “Quando incentivamos participantes de fora do nosso segmento, fazemos com que novas pessoas passem a gostar e conhecer. Hoje temos 1,7 milhão de armas somente no Sinarme e 1.700 CACs. Nós estamos aqui para apoiar e trabalhar por vocês”, disse.

Adriano Piecarz, coordenador estadual do movimento Proarmas Brasil, destacou a necessidade de união e mobilização. “É importante lembrarmos que vivemos em um momento de perdas de liberdade, principalmente a de expressão. O governo quer nos desarmar. O que precisamos é ocupar espaços, espaços de poder, e brigarmos pelos nossos direitos”.

*Com informações da Alep

TÁ SABENDO?

DE OLHO NA ALEP

© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias