
- Atualizado há 15 segundos
As buscas por um jovem de 20 anos desaparecido no Pico Paraná, em Campina Grande do Sul, mobiliza uma grande operação de socorro em montanha desde a tarde de quinta-feira (1º), quando houve o primeiro acionamento. A ocorrência é atendida pelo Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, por meio do Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST), com apoio terrestre, aéreo e de montanhistas experientes.
De acordo com as informações repassadas pelos bombeiros, o jovem iniciou a subida ao Pico Paraná no dia 31 de dezembro, por volta das 13h, acompanhado de uma amiga. Durante a ascensão, antes de chegarem ao cume, ele passou mal e vomitou diversas vezes, mas ainda assim conseguiu alcançar o topo da montanha por volta das 4h da madrugada do dia 1º de janeiro.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
Após um período de descanso no cume e encontro com outros dois grupos de montanhistas, a vítima iniciou a descida por volta das 6h30, acompanhando um dos grupos. Os montanhistas permaneceram juntos até um ponto antes do chamado Acampamento 2. A partir dali, o jovem ficou para trás e não foi mais visto. Um segundo grupo, que vinha logo depois, passou pelo mesmo local e também não o encontrou.
Segundo o CBMPR, o jovem está sem telefone celular. Após perceberem o desaparecimento, os grupos retornaram e realizaram buscas iniciais na região, mas sem sucesso, acionando então o resgate especializado.
Início das buscas pelos bombeiros
Ainda no início da tarde de quinta-feira, às 13h45, a primeira equipe do GOST, com dois militares, foi desembarcada por aeronave na região do Camelo. Às 14h30, uma segunda equipe iniciou a subida por terra a partir da Fazenda do Pico Paraná. No fim da tarde, às 16h40, uma terceira equipe, com mais dois militares, foi incorporada à operação após o encerramento de outro resgate na trilha do Siririca. As equipes avançaram até o cume e concentraram buscas na área onde o jovem teria ficado para trás.
Assista ao vídeo:
Durante a noite, as buscas continuaram. Às 20h45, a equipe que subiu por terra chegou à base da Fazenda do Pico Paraná. Já às 1h45 da madrugada, a equipe que havia acessado a montanha com apoio aéreo também retornou à base e ao quartel, com previsão de retomada das atividades ao amanhecer.
Trabalhos retomados
Na manhã desta sexta-feira (2), a partir das 6h30, foi estabelecido um Posto de Comando na Fazenda do Pico Paraná, com o capitão Dubas assumindo o comando do incidente. No local, foi realizada a reorganização das equipes e da comunicação da operação.
As ações foram retomadas com duas equipes do GOST, cada uma com dois militares, sendo uma em subida por terra a partir das 9h e outra acessando o cume por aeronave às 9h30. Uma equipe COSMO, formada por seis montanhistas, iniciou a progressão em direção ao Vale do Cacatu, enquanto quatro corredores de montanha do CPM passaram a apoiar as buscas nas trilhas. Desde as 9h50, uma aeronave equipada com câmera térmica sobrevoa a região para ampliar a área de varredura. Até o momento o jovem não foi localizado.