
- Atualizado há 2 dias
A partir desta terça-feira (6), o Bonde Urbano Digital (BUD) inicia sua operação entre o Terminal São Roque, em Piraquara, e o Terminal Metropolitano de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, cumprindo assim a linha completa da fase de testes que tem duração prevista de até 6 meses.
Para viabilizar a liberação total da rota, equipes do Governo do Estado e das prefeituras envolvidas trabalharam intensamente durante o período de final de ano, concentrando esforços na finalização das obras de adequação da via no trecho final do trajeto.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
O BUD teve sua estreia no dia 9 de dezembro, quando passou a operar de forma preliminar, realizando o trajeto entre o Terminal São Roque, em Piraquara, e o Parque das Águas, em Pinhais. Nesse período inicial, o novo modal transportou centenas de passageiros, demonstrando a aceitação da população e o potencial do serviço.
O diretor-presidente da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), Gilson Santos, enfatizou o caráter inovador da iniciativa e os benefícios diretos para a população. “Este é um projeto que simboliza inovação, integração metropolitana e melhoria da qualidade de vida dos passageiros. É uma operação teste, mas nossa expectativa é de que esse modal se consolide como uma referência em transporte coletivo no Brasil”, afirmou.
Com a liberação da rota completa, o Bonde Urbano Digital passa a operar, inicialmente, em dois horários diários, com saídas às 10h15 e às 14h15. A programação poderá ser ampliada gradativamente, conforme a avaliação da demanda e o comportamento dos usuários.
Com capacidade para transportar até 280 passageiros, o BUD contará com tarifa integrada ao sistema convencional, mantendo o valor da passagem em R$ 5,50. O trajeto do veículo terá aproximadamente 10 quilômetros de extensão, partindo do Terminal São Roque em Piraquara, seguindo pela Rodovia Deputado João Leopoldo Jacomel e pela Avenida Ayrton Senna da Silva, até chegar ao Terminal Metropolitano de Pinhais, garantindo uma ligação direta e eficiente entre os dois municípios.
BUD – O Bonde Urbano Digital é uma tecnologia inovadora e inédita na América do Sul, reunindo características de diferentes sistemas de transporte para oferecer uma solução moderna e eficiente. Fabricado por uma empresa chinesa, o BUD combina conceitos de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e de Transporte Rápido por Ônibus (BRT), mas dispensa trilhos físicos, guiando-se por sensores magnéticos e marcadores inteligentes no asfalto — um “trilho virtual” que orienta o veículo com precisão. T
otalmente elétrico e com autonomia tecnológica para operar de forma autônoma, o BUD representa uma alternativa mais sustentável, de menor custo de implantação e com elevada capacidade de transporte, posicionando o Paraná na vanguarda da mobilidade urbana no continente.
*Com informações da AEN