- Atualizado há 4 dias
Após 16h de interdição, a pista sentido São Paulo da BR-116, em Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba, teve uma faixa liberada para tráfego por volta das 17h30 desta segunda-feira (17).
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a interdição foi causada por diversas irregularidades e, com isso, o motorista e a empresa responsável pela carga responderão por crime ambiental.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
“Equipes da PRF foram acionadas e constataram diversas irregularidades, dentre elas, falta de sinalização de produto perigoso no caminhão, carga transportada não estava amarrada, o condutor não possuía curso específico para transporte de produto perigoso, o MOPP, equipamento de tacógrafo, sem aferição do INMETRO e sem o disco”, informou a PRF.
“Os produtos transportados incluem o Acetato de n-Butila, que é um solvente inflamável para fabricação de tintas, o Alfa-Naftilamina, que é um pó altamente tóxico, além do Triclorofluorometano, que apresenta risco para o meio ambiente. A Ambipar e o Instituto Ambiental do Paraná estiveram presentes no local, auxiliando na limpeza, além das equipes da concessionária e do COBOM. A demora na liberação da pista se deu devido às características de cada um dos produtos, e suas peculiaridades para limpeza e disnfecção da área”, complementa a PRF.
Ainda segundo a PRF, o condutor e a empresa proprietária do caminhão responderão por crime ambiental, além das notificações de trânsito.