- Atualizado há 2 horas
Comitiva formada por representantes brasileiros e de países como Argentina, Colômbia, Costa Rica e Chile conheceu a nova tecnologia, inédita na América do Sul, que será testada pelo Governo do Paraná no transporte público entre Pinhais e Piraquara, na Grande Curitiba.
Uma comitiva formada por representantes brasileiros e de outros quatro países conheceu nesta quinta-feira (18), em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), o Bonde Urbano Digital (BUD), inovação tecnológica no transporte público que será testada pelo Governo do Estado nos próximos meses. Eles participaram do 2º Congresso Ibero-americano de Áreas Metropolitanas, realizado na Capital paranaense e que discutiu integração, inovação e governança metropolitana.
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O veículo, guiado no asfalto através de indução magnética, é o primeiro do tipo a ser testado por um estado na América do Sul, o que tem atraído a atenção tanto de cidades e estados brasileiros, como também de outros países. Ao menos 50 governos de diferentes esferas entraram em contato com a Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), órgão estadual responsável pelo projeto, buscando saber mais detalhes sobre a implementação do BUD no transporte público da RMC.
“É uma alegria poder receber várias cidades do Brasil e também da América do Sul, como Argentina, Colômbia e Costa Rica. A ideia é mostrar a nova tecnologia desse projeto do Governo do Estado e reforçar o convite para que todos venham quando colocarmos em operação, uma vez que é algo inovador no transporte coletivo”, destacou o diretor-presidente da Amep, Gilson Santos.
“O mundo está falando sobre mobilidade que entregue resultados para a população, que tenha eficiência para transportar pessoas com cuidado, conforto, segurança e praticidade. O BUD tem essas características e despertou esse interesse. Desde que o governador divulgou, temos recebido solicitações de várias cidades, governos municipais e estaduais para apresentar o projeto e também para recebê-los aqui, como está acontecendo hoje”, acrescentou.
Entre os locais que demonstraram interesse na tecnologia estão Florianópolis (SC), São Paulo (SP), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Cuiabá (MT), além de cidades argentinas como Buenos Aires e Córdoba. Também conheceram o BUD representantes da Costa Rica, Colômbia e Chile.
INOVADOR – Integrante da comitiva, o diretor de Assuntos Técnicos e Jurídicos do Ente Metropolitano de Córdoba, Álvaro Zamora Consigli, destacou o caráter inovador do modelo que será testado pelo Paraná nos próximos meses. “Viemos para trocar experiências, conhecer o que é feito aqui e conhecer esse novo modelo de transporte sustentável. Estamos encantados com a liderança que o Paraná está exercendo, mostrando um caminho para outras áreas metropolitanas da América Latina de como construir uma mobilidade mais sustentável”, afirmou.
“Ele é modular, então pode ser ampliado ou reduzido. Em Córdoba, por exemplo, temos ruas pequenas, então veículos muito grandes não funcionam. Também chama a atenção a facilidade de instalação e implementação, que é talvez um dos maiores benefícios em comparação com um trem tradicional, que é muito mais custoso, exige grande infraestrutura e muitas vias. Esse tipo de veículo supera esses desafios”, complementou Consigli.
Entre os benefícios do sistema DRT está o menor custo de implantação, que chega a ser três vezes menor do que os sistemas VLT; condução automática em vias segregadas (como as canaletas de Curitiba); tempo de implementação curto, chegando a um ano para vias de até 15 quilômetros com cerca de 15 veículos; e potencial para aumento de composição com até quatro carros de 10 metros, ampliando a capacidade para 360 passageiros.
A subsecretária de Desenvolvimento Metropolitano de Córdoba, Mónica Zalazar, lembrou que a região vem buscando novas opções de transporte, e o BUD pode ser uma delas. “Trabalhamos para implementar um sistema em que as localidades que integram o Grande Córdoba necessitam, desejam e trabalham para ter um serviço de transporte público que ofereça à comunidade que trabalha e estuda na capital, mas vive nas localidades metropolitanas, uma solução mais sustentável, mais acessível e com mais alternativas”, explicou.
“Estamos muito interessados neste sistema, sobretudo pela característica da sustentabilidade. Por isso, este projeto do Paraná, que está em fase de implantação, é extremamente interessante para nós. Estamos muito contentes de poder conhecê-lo in loco”, completou a subsecretária.
Quem também se interessou pela solução apresentada pelo Governo do Estado para o transporte público foi Erick Jimenez Valverde, prefeito de Oreamuno, na Costa Rica. Ele salientou o caráter sustentável do veículo. “Sem dúvida este sistema de transporte tem muitos benefícios. Primeiro porque é impulsionado por energia elétrica, o que permite reduzir a emissão de CO2 nas cidades. Além disso, é um veículo grande, que permite transportar muitas pessoas, agilizando o deslocamento e oferecendo uma nova oportunidade para o transporte de maneira fácil, simples e com capacidade adequada”, disse.
“São características que interessam muito à Costa Rica. O país está fazendo um grande esforço para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, e esse tipo de solução vem para fortalecer esse objetivo. Infelizmente não tivemos muitos avanços no transporte público local. Por isso, estamos aprendendo com o Paraná para levar essa experiência ao nosso país”, finalizou o prefeito.
MONTAGEM – O BUD está em processo de montagem no Parc Autódromo, em Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba. Equipes da empresa chinesa CRRC Nanjing Puzhen, responsável pelo veículo, trabalham nos detalhes finais para que ele possa ser testado ali mesmo antes de entrar em operação.
“Nos próximos 20 dias, deve ser finalizada a montagem, com os últimos detalhes do veículo e instalação da comunicação visual e digital. A partir desses 20 dias começam os testes iniciais e, em novembro, devemos colocar o BUD em operação definitiva”, explicou o diretor-presidente da Amep.
O BUD é uma combinação entre o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) e o BRT (Bus Rapid Transit), criado para o transporte coletivo de Curitiba nos anos 1970. Por meio da tecnologia Digital Rail Transit (DRT), o BUD é um sistema de transporte público elétrico com pneus que seguem por um “trilho virtual”, feito por meio de marcadores magnéticos e sensores no asfalto, sem a necessidade de trilhos físicos.
Para a fase de testes, intervenções no pavimento serão realizadas para instalação dos sensores magnéticos de alta precisão que determinam o caminho a ser seguido. Essa etapa está prevista para iniciar após a conclusão da montagem do BUD. A rota percorrida sairá do Terminal de Pinhais, passando pela Avenida Ayrton Senna da Silva e a Rodovia Dep. João Leopoldo Jacomel até chegar ao Terminal São Roque, em Piraquara, de maneira direta, em uma extensão de cerca de 10 quilômetros. O veículo terá capacidade para até 280 passageiros.
Os terminais de ônibus também serão adaptados com sinalização e, no caso de Piraquara, será construída uma garagem de manutenção anexa ao terminal. O investimento do Estado nesta etapa é de cerca de R$ 6 milhões, com um contrato de 15 meses, passível de prorrogação.
CONGRESSO – O 2º Congresso Ibero-Americano de Áreas Metropolitanas reuniu representantes de Brasil, Argentina, Chile, México, Venezuela, Colômbia, Costa Rica, Itália e China no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. O evento foi organizado pela Amep, com apoio do Fórum Nacional de Entidades Metropolitanas (FNEM), presidido pelo diretor-presidente Gilson Santos, do Ente Metropolitano de Córdoba (Argentina) e do Ente Metropolitano de Milão (Itália).