PUBLICIDADE
Aplicativo /
DIA A DIA

BlaBlaCar diz que cumprirá decisão judicial, mas manterá operações no PR até 30 de dezembro

A decisão se dá, conforme a empresa, em 'respeito aos usuários com viagens já planejadas'
Foto: SEFA
A decisão se dá, conforme a empresa, em 'respeito aos usuários com viagens já planejadas'

Redação Nosso Dia

24/12/24
às
6:40

- Atualizado há 1 dia

Compartilhe:

A empresa de carona compartilhada Blablacar informou por meio de nota, nesta segunda-feira (23), que respeitará a decisão judicial de suspender os serviços no Paraná, mas que fará isso apenas após o dia 30 de dezembro. A decisão se dá, conforme a empresa, em ‘respeito aos usuários com viagens já planejadas’.

Na semana passada, a juíza Carolina Delduque Sennes Basso, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba proibiu o funcionamento do aplicativo BlaBlaCar no Paraná. A ferramenta realiza oferta de caronas entre os usuários. A decisão atendeu ao pedido da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros dos Estados do Paraná e Santa Catarina (Fepasc) e do Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário Intermunicipal do Estado do Paraná (Rodopar).

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

Segundo as instituições, o aplicativo oferece transporte intermunicipal de maneira ilegal, já que o condutor não precisa ser profissional. O motorista oferece a carona e cobra por ela. Com a decisão, o BlaBlaCar está proibido de prestar, divulgar, ofertar ou oferecer serviços de “carona” no Paraná. Caso não cumpra a ordem, a empresa está sujeita à multa diária de R$50 mil.

Em nota, a Blablacar afirmou que respeitará a decisão, mas que vai recorrer. “A plataforma suspenderá as atividades de carona no Paraná apenas a partir de 30 de dezembro. A empresa reconhece a importância dessas viagens e está comprometida em garantir que seus membros possam contar com o serviço durante esse período tão importante”, disse a empresa.

Na nota, empresa reiterou que a decisão é um mal-entendido e que o estado do Paraná será a primeira região do mundo a suspender o uso do aplicativo. Afirmou ainda não ser concorrente do setor de ônibus, mas uma parceria.

Para muitos desses usuários, a carona solidária não é apenas uma opção conveniente, mas também a única alternativa viável de viagem, já que quase 1.000 rotas atendidas por caronas não possuem cobertura por outros meios de transporte“, apontou trecho da nota.

TÁ SABENDO?

DIA A DIA

PUBLICIDADE
© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias