- Atualizado há 13 horas
Uma grande operação das forças de segurança foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (9) para desarticular uma organização criminosa que controlava o tráfico de drogas e mantinha um sistema de vigilância ilegal na região da Vila Nova, no bairro Alto Boqueirão, em Curitiba. O grupo chegou a instalar câmeras clandestinas em vias públicas para monitorar a movimentação da polícia, um esquema que ficou conhecido como o “Big Brother do Boqueirão”.
A ação é coordenada pela Polícia Civil do Paraná (PCPR), com o apoio das polícias Militar (PMPR) e Penal (PPPR), além da Guarda Municipal e da Copel, responsável por remover os equipamentos irregulares ligados clandestinamente à rede elétrica.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
Ao todo, foram cumpridos 43 mandados judiciais, sendo 28 de busca e apreensão e 25 prisões preventivas. Além disso, 10 pessoas foram presas em flagrante por crimes como tráfico de drogas. O foco é prender os líderes da facção e apreender armas, drogas e sistemas de monitoramento usados para acompanhar operações policiais e dificultar ações na área.
Segundo o delegado Nasser Salmen, responsável pela investigação, o grupo havia se reorganizado após operações anteriores e mantinha uma estrutura armada, com pontos de tráfico e vigilância distribuídos pela região.
“Verificamos que esse grupo se reestruturou após ações policiais anteriores. O bairro possui um histórico de confrontos violentos e uma infraestrutura clandestina de vigilância, alimentada por ligações irregulares na rede elétrica”, explicou o delegado.
As investigações mapearam os principais pontos de atuação da quadrilha e identificaram os líderes, considerados de alta periculosidade. Além de desarticular a facção, a operação busca garantir mais segurança aos moradores da Vila Nova, que convivem há anos com a presença do crime organizado.
Nos últimos meses, a região já havia sido alvo de outras ações conjuntas das forças de segurança. Em julho, dez pessoas foram presas na Vila Nova, e câmeras de monitoramento e drogas foram apreendidas. Pouco depois, uma nova operação prendeu mais 20 suspeitos na Vila Pantanal, também no Boqueirão.
As investigações seguem em andamento para identificar outros integrantes e possíveis conexões da organização criminosa em Curitiba e na Região Metropolitana.