PUBLICIDADE
Incentivo à leitura /
POR AÍ

“Baú de Histórias” promove contação para crianças em São José dos Pinhais

Projeto realizará eventos gratuitos de contação de histórias para as crianças.
Projeto realizará eventos gratuitos de contação de histórias para as crianças.

Redação Nosso Dia

17/05/22
às
10:50

- Atualizado há 4 anos

Compartilhe:

De 16 a 23 de maio de 2022, o projeto “Baú de Histórias” estará na cidade de São José dos Pinhais (PR) para promover uma série de eventos especiais de incentivo à leitura.

O “Baú de Histórias” irá realizar a entrega de 06 (seis) bibliotecas móveis, que serão instaladas em diferentes instituições da cidade. Para incentivar as crianças a utilizarem essas estruturas e se aventurarem no universo dos livros, o projeto irá promover oficinas gratuitas de contação de histórias infantis.

Instituições de São José dos Pinhais recebem bibliotecas móveis do projeto “Baú de Histórias”. Foto: Divulgação

No dia 16 de maio (segunda-feira), as primeiras minibibliotecas serão entregues no CRAS Miguel Haluch, no Rio Pequeno, na APAE da Costeira São José dos Pinhais, no Bairro Costeira. No dia 17 de maio (terça-feira), quem recebe a estrutura é o Colégio Estadual Tarsila do Amaral, na Vila Nova e o CRAS Helena Meister (Guatupê), no Jardim Alvorada. Na quarta-feira, dia 18 de maio, a entrega será na APAE Centro São José dos Pinhais, no Jardim Dona Letícia. E no dia 19 de maio (quinta-feira), a última unidade será entregue no CRAS Afonso Celso (Borda do Campo).

Além das entregas dos baús de histórias, serão realizadas oficinas de contação de histórias para o público infantil, sempre com entrada gratuita.

Montados em MDF, os baús contêm gavetas, bancos, prateleiras e mesas integradas e dispõem ainda de livros, fantoches, jogos, brinquedos lúdicos e materiais pedagógicos, que poderão ser utilizados como suporte em ações difusoras da literatura.

Entregues de forma gratuita e para uso permanente das instituições contempladas, o objetivo é que os baús de histórias sejam usados para envolver e inspirar as crianças a se aventurarem de diversas formas no universo da leitura e fantasia.

Viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto “Baú de Histórias” visa difundir a literatura para o público de 04 a 12 anos a partir das minibibliotecas entregues pelo projeto. Oferecendo benefícios que contribuem para um desenvolvimento emocional, social e cognitivo mais amplo, a literatura é considerada uma importante ferramenta para a formação do indivíduo.

SJP

Nesta cidade, o projeto é apoiado pela Schattdecor, empresa patrocinadora que possui duas unidades em São José dos Pinhais, que respondem pelo mercado da América Latina, mantendo-se alinhadas aos valores internacionais da corporação, sempre valorizando pessoas e preservando o meio-ambiente. Por isso, a empresa apoia ações como esta, que visam preservar o bem-estar social.

“Desde a fundação da Schattdecor, a preservação dos recursos naturais e uma atitude respeitosa em relação às pessoas, à natureza e ao meio ambiente foram instituídas como pilares de nossa cultura corporativa. Em nossas fábricas investimos continuamente em tecnologias amigáveis ao meio ambiente e orientadas para o futuro e fazemos questão de incentivar ações que promovem transformações nas comunidades em que estamos inseridos, acreditando no desenvolvimento social como propulsor de um futuro melhor”, comenta a empresa.

Instituições de São José dos Pinhais recebem bibliotecas móveis do projeto “Baú de Histórias”. Foto: Divulgação

Sobre a Schattdecor: Fundada em 1985, a Schattdecor é uma empresa familiar, com presença global e líder de mercado no segmento de impressão e processamento de papel decorativo. Com matriz em Thansau, na Alemanha, a empresa possui fábricas e escritórios posicionados estrategicamente ao redor do mundo para estar próxima de clientes, fornecedores e dos principais polos industriais do setor. Uma empresa unida por um objetivo em comum: surpreender seus clientes com um alto nível de qualidade, atendendo às tendências internacionais de design, com superfícies de alta tecnologia.

Sobre o Ministério: Principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Essas ações são patrocinadas pela empresa Shattdecor.

O projeto “Baú de Histórias” é uma realização do Ministério do Turismo via Secretaria Especial de Cultura com produção da Incentivar.

SERVIÇO

“Baú de Histórias” em São José dos Pinhais – Paraná | Classificação Livre – Grátis

Instituição beneficiada: CRAS Miguel Haluch

Endereço: R. Onofre Holthman, 200 – Rio Pequeno, São José dos Pinhais – PR, 83085-520

Quando: 16 de maio de 2022 (segunda-feira) – Horário: 8h30

Oficina de Contação de Histórias: 16 de maio de 2022 (segunda-feira) – Horários: 9h30 e 14h00

Instituição beneficiada: APAE da Costeira São José dos Pinhais

Endereço: Rua João Zarpelon, 411, Bairro Costeira, São José dos Pinhais – PR. CEP: 83015-210

Quando: 16 de maio de 2022 (segunda-feira) – Horário: 15h30

Oficina de Contação de Histórias: 18 de maio de 2022 (quarta-feira) – Horários: 8h00 e 14h00

Instituição beneficiada: APAE Centro São José dos Pinhais

Endereço: Rua João Alberti, 44 – Jardim Dona Letícia – São José dos Pinhais – PR – CEP: 83030-430

Quando: 16 de maio de 2022 (segunda-feira) – Horário: 11h00

Oficina de Contação de Histórias: 19 de maio de 2022 (quinta-feira) – Horários: 10h00 e 14h00

Instituição beneficiada: CRAS Helena Meister (Guatupê)

Endereço: Av. Guatupê, 3480 – Jardim Alvorada – (Entre Rua das Flores e Rua Girassol) – CEP: 83055-530 – São José dos Pinhais/PR

Quando: 17 de maio de 2022 (terça-feira) – Horário: 08h00

Oficina de Contação de Histórias: 24 de maio de 2022 (terça-feira) – Horários: 10h00 e 14h00

Instituição beneficiada: Colégio Estadual Tarsila do Amaral

Endereço: Rua Francisco Munoz Madrid, 1800 – Roseira/Vila Nova – São José dos Pinhais – PR – CEP: 83070-152

Quando: 17 de maio de 2022 (terça-feira) – Horário: 10h00

Oficina de Contação de Histórias: 17 de maio de 2022 (terça-feira) – Horários: 13h30 e 15h30

Instituição beneficiada: CRAS Afonso Celso (Borda do Campo)

Endereço: Estrada da Roseira, 5800 – Borda do Campo (Anexo à Subprefeitura) CEP: 83070-010 São José dos Pinhais/PR

Quando: 19 de maio de 2022 (quinta-feira) – Horário: 8h30

Oficina de Contação de Histórias: 23 de maio de 2022 (segunda-feira) – Horários: 10h00 e 14h00

TÁ SABENDO?

POR AÍ

© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias