
- Atualizado há 4 anos
De 16 a 23 de maio de 2022, o projeto “Baú de Histórias” estará na cidade de São José dos Pinhais (PR) para promover uma série de eventos especiais de incentivo à leitura.
O “Baú de Histórias” irá realizar a entrega de 06 (seis) bibliotecas móveis, que serão instaladas em diferentes instituições da cidade. Para incentivar as crianças a utilizarem essas estruturas e se aventurarem no universo dos livros, o projeto irá promover oficinas gratuitas de contação de histórias infantis.

No dia 16 de maio (segunda-feira), as primeiras minibibliotecas serão entregues no CRAS Miguel Haluch, no Rio Pequeno, na APAE da Costeira São José dos Pinhais, no Bairro Costeira. No dia 17 de maio (terça-feira), quem recebe a estrutura é o Colégio Estadual Tarsila do Amaral, na Vila Nova e o CRAS Helena Meister (Guatupê), no Jardim Alvorada. Na quarta-feira, dia 18 de maio, a entrega será na APAE Centro São José dos Pinhais, no Jardim Dona Letícia. E no dia 19 de maio (quinta-feira), a última unidade será entregue no CRAS Afonso Celso (Borda do Campo).
Além das entregas dos baús de histórias, serão realizadas oficinas de contação de histórias para o público infantil, sempre com entrada gratuita.
Montados em MDF, os baús contêm gavetas, bancos, prateleiras e mesas integradas e dispõem ainda de livros, fantoches, jogos, brinquedos lúdicos e materiais pedagógicos, que poderão ser utilizados como suporte em ações difusoras da literatura.
Entregues de forma gratuita e para uso permanente das instituições contempladas, o objetivo é que os baús de histórias sejam usados para envolver e inspirar as crianças a se aventurarem de diversas formas no universo da leitura e fantasia.
Viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto “Baú de Histórias” visa difundir a literatura para o público de 04 a 12 anos a partir das minibibliotecas entregues pelo projeto. Oferecendo benefícios que contribuem para um desenvolvimento emocional, social e cognitivo mais amplo, a literatura é considerada uma importante ferramenta para a formação do indivíduo.
Nesta cidade, o projeto é apoiado pela Schattdecor, empresa patrocinadora que possui duas unidades em São José dos Pinhais, que respondem pelo mercado da América Latina, mantendo-se alinhadas aos valores internacionais da corporação, sempre valorizando pessoas e preservando o meio-ambiente. Por isso, a empresa apoia ações como esta, que visam preservar o bem-estar social.
“Desde a fundação da Schattdecor, a preservação dos recursos naturais e uma atitude respeitosa em relação às pessoas, à natureza e ao meio ambiente foram instituídas como pilares de nossa cultura corporativa. Em nossas fábricas investimos continuamente em tecnologias amigáveis ao meio ambiente e orientadas para o futuro e fazemos questão de incentivar ações que promovem transformações nas comunidades em que estamos inseridos, acreditando no desenvolvimento social como propulsor de um futuro melhor”, comenta a empresa.

Sobre a Schattdecor: Fundada em 1985, a Schattdecor é uma empresa familiar, com presença global e líder de mercado no segmento de impressão e processamento de papel decorativo. Com matriz em Thansau, na Alemanha, a empresa possui fábricas e escritórios posicionados estrategicamente ao redor do mundo para estar próxima de clientes, fornecedores e dos principais polos industriais do setor. Uma empresa unida por um objetivo em comum: surpreender seus clientes com um alto nível de qualidade, atendendo às tendências internacionais de design, com superfícies de alta tecnologia.
Sobre o Ministério: Principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Essas ações são patrocinadas pela empresa Shattdecor.
O projeto “Baú de Histórias” é uma realização do Ministério do Turismo via Secretaria Especial de Cultura com produção da Incentivar.
“Baú de Histórias” em São José dos Pinhais – Paraná | Classificação Livre – Grátis
Instituição beneficiada: CRAS Miguel Haluch
Endereço: R. Onofre Holthman, 200 – Rio Pequeno, São José dos Pinhais – PR, 83085-520
Quando: 16 de maio de 2022 (segunda-feira) – Horário: 8h30
Oficina de Contação de Histórias: 16 de maio de 2022 (segunda-feira) – Horários: 9h30 e 14h00
Instituição beneficiada: APAE da Costeira São José dos Pinhais
Endereço: Rua João Zarpelon, 411, Bairro Costeira, São José dos Pinhais – PR. CEP: 83015-210
Quando: 16 de maio de 2022 (segunda-feira) – Horário: 15h30
Oficina de Contação de Histórias: 18 de maio de 2022 (quarta-feira) – Horários: 8h00 e 14h00
Instituição beneficiada: APAE Centro São José dos Pinhais
Endereço: Rua João Alberti, 44 – Jardim Dona Letícia – São José dos Pinhais – PR – CEP: 83030-430
Quando: 16 de maio de 2022 (segunda-feira) – Horário: 11h00
Oficina de Contação de Histórias: 19 de maio de 2022 (quinta-feira) – Horários: 10h00 e 14h00
Instituição beneficiada: CRAS Helena Meister (Guatupê)
Endereço: Av. Guatupê, 3480 – Jardim Alvorada – (Entre Rua das Flores e Rua Girassol) – CEP: 83055-530 – São José dos Pinhais/PR
Quando: 17 de maio de 2022 (terça-feira) – Horário: 08h00
Oficina de Contação de Histórias: 24 de maio de 2022 (terça-feira) – Horários: 10h00 e 14h00
Instituição beneficiada: Colégio Estadual Tarsila do Amaral
Endereço: Rua Francisco Munoz Madrid, 1800 – Roseira/Vila Nova – São José dos Pinhais – PR – CEP: 83070-152
Quando: 17 de maio de 2022 (terça-feira) – Horário: 10h00
Oficina de Contação de Histórias: 17 de maio de 2022 (terça-feira) – Horários: 13h30 e 15h30
Instituição beneficiada: CRAS Afonso Celso (Borda do Campo)
Endereço: Estrada da Roseira, 5800 – Borda do Campo (Anexo à Subprefeitura) CEP: 83070-010 São José dos Pinhais/PR
Quando: 19 de maio de 2022 (quinta-feira) – Horário: 8h30
Oficina de Contação de Histórias: 23 de maio de 2022 (segunda-feira) – Horários: 10h00 e 14h00