- Atualizado há 9 segundos
Uma tecnologia tornou a travessia de pedestres e ciclistas que chegam ao Parque Barigui pela Rua General Mário Tourinho mais segura, especialmente os mais desatentos. São barras de LED instaladas no chão em frente à faixa de pedestres. Ligadas ao semáforo, as barras ficam verdes quando o sinal está aberto para atravessar e vermelhas quando é a vez dos automóveis.
“A implantação de barras de led é mais uma ação dentro da gestão do prefeito Eduardo Pimentel para que no trânsito sejam prioridades a sinalização, a manutenção do bom fluxo, a mobilidade urbana e, principalmente, a proteção das pessoas”, destacou o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Rafael Ferreira Vianna.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
Em 2024, foram registradas 850 ocorrências de atropelamento em Curitiba. A nova tecnologia busca alertar pedestres e ciclistas desatentos, especialmente os que usam telefone celular enquanto fazem a travessia.
O equipamento tem chamado a atenção de quem cruza a Mario Tourinho, como a médica Giovana Menegaro, que leva as cachorras Rita e Leila para passear no Barigui. Logo que se deparou com a tecnologia entendeu sua função e relevância em um mundo cada vez mais virtual.
“Primeiro, eu achei que fosse decorativo, depois eu percebi que é para alertar quem atravessa olhando para o chão porque está falando ao celular ou digitando”, contou a médica.
O superintendente de trânsito de Curitiba, Bruno Pessuti, explica que as barras funcionam como um espelho do semáforo em um espaço que ocupa cada vez mais o olhar das pessoas, o chão.
“Hoje em dia a gente verifica que muitos pedestres utilizam celular e não se atentam para olhar o porta-foco que fica na altura dos olhos. Os pedestres têm seu olhar voltado para o celular e consequentemente para o chão. Por isso, a instalação das barras de LED em espelho orienta o pedestre sobre a travessia segura”, explicou o superintendente.
O casal carioca Jane Dias Santos, gerente de clínica, e Eduardo Dias Santos, supervisor de operações, veio aproveitar as férias em Curitiba pelo segundo ano consecutivo e, ao visitar o Parque Barigui, se surpreendeu com a nova tecnologia. Eles contam que não conheciam as faixas de LED, mas se interessaram pela utilidade.
“É interessante principalmente para os desavisados, como eu, e também as pessoas que estão andando de bike ou com carrinho de bebê, olhando mais para baixo que para cima”, apontou Jane, e seu marido adicionou: “Ajuda quem tem problema de visão também, porque sinaliza, né? À noite deve ficar mais em evidência, então fica melhor para a pessoa poder enxergar”, disse Eduardo.
A ciclista Marineide Araújo, que circula bastante na região, concorda com o casal. “As barras ajudam bastante a enxergar quando eu tô de bike, principalmente à noite, quando têm maior destaque”, contou Marineide.
As barras estão sendo instaladas em pontos estratégicos de Curitiba, em regiões com grande fluxo de pedestres como shoppings centers e estádios de futebol. Além da chegada ao Parque Barigui, as faixas já iluminam a travessia de quem vai ao Shopping Jockey Plaza, no Tarumã, e ao redor da Ligga Arena, em quatro cruzamentos: Avenida Presidente Getúlio Vargas com Rua Buenos Aires; Rua Brasílio Itiberê com Rua Buenos Aires; Rua Brigadeiro Franco com Avenida Presidente Getúlio Vargas; e Avenida Presidente Getúlio Vargas com Rua Desembargador Motta.
A Visconde de Guarapuava também está sendo contemplada com barras de LED no cruzamento com a Rua Alferes Poli, onde há muito movimento noturno de pedestres. A área foi escolhida pela proximidade com pontos de transporte coletivo, e com a Santa Casa, FAE Business School e o Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Fátima.