- Atualizado há 18 horas
O Laboratório de Ecologia e Conservação da Universidade Federal do Paraná (LEC-UFPR) avistou, por volta das 15h deste domingo (6), uma baleia-franca-austral acompanhada de seu filhote, no Balneário Canoas, em Pontal do Paraná.
Segundo o LEC-UFPR, mãe e filho nadavam tranquilamente a cerca de 800 metros da costa. A baleia-franca-austral é uma das poucas espécies que se aproxima bastante do litoral durante esse período — especialmente fêmeas com filhotes. Essa proximidade ocorre porque águas mais rasas oferecem melhores condições para o descanso e o desenvolvimento dos juvenis, além de ser mais seguro contra predadores.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
“Durante o inverno, é comum o registro de espécies migratórias em nossa região, visto que o litoral paranaense faz parte da rota de passagem de diferentes indivíduos que buscam águas mais quentes para descansar, alimentar e reproduzir”, informou o LEC-UFPR.
Segundo o laboratório, é essencial manter distância ao avista uma baleia, evitar o uso de drones ou embarcações próximas, e acionar a equipe responsável pelo monitoramento na região. “Felicidade das águas paranaenses por receberem esta mamãe e seu filhote! Que possam encontrar respeito e muitos cuidados de todos nós!”, concluiu o LEC-UFPR.