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A EPR Litoral Pioneiro divulgou nesta quarta-feira (26) um balanço dos 100 dias de atuação nas rodovias do Paraná, como a BR-277, que liga Curitiba ao Litoral do estado. Segundo a concessionária, neste período já foram investidos R$ 124,3 milhões em obras, melhorias e manutenção. Isso corresponde a mais de um R$ 1 milhão investidos na segurança e conforto dos usuários. Além disso, sete mil buracos foram tapados e 16 mil ocorrências atendidas. (Confira os números completos no fim da reportagem)

“Ainda há muito trabalho a ser feito, mas não podemos deixar de destacar a importância dos serviços emergenciais e essenciais que executamos nestes primeiros 100 dias. O trabalho inicial já começa a trazer reflexos positivos para os nossos usuários”, afirma o diretor presidente da EPR Litoral Pioneiro, Marcos Moreira. 

Nesses 100 dias, 20 passarelas foram totalmente recuperadas, ganharam nova iluminação, pintura e recuperação das estruturas danificadas e corroídas por falta de manutenção nos últimos anos. Ao todo, foram 119 luminárias revitalizadas, com substituição das lâmpadas de vapor de sódio por LED, que proporcionam melhor visibilidade e maior segurança aos pedestres, possuem maior vida útil e reduzem em 50% no consumo de energia.

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“Além de o cidadão ter mais segurança na travessia, os motoristas que circulam por essas regiões ficam menos aflitos, pois sabem que agora as pessoas voltarão a usar as passarelas e não mais se arriscarão ao fazer a travessia fora das estruturas, evitando possíveis atropelamentos”, avalia Moreira. 

Após estudos geológicos e climáticos, a Concessionária iniciou o projeto definitivo para a contenção das encostas no km 40 da BR-277, no trecho da Serra do Mar, sentido Paranaguá. As obras devem ser concluídas no início de julho e incluem concretagem da encosta, a inserção de grampos para segurar as rochas e a construção de dispositivos de drenagem para evitar que a água infiltre no solo.

(Foto: EPR Litoral Pioneiro)

Para recuperar os 605 km da concessão, a Concessionária tapou quase sete mil buracos, aplicou asfalto novo em 40 quilômetros de faixas e reinstalou cinco mil metros de defensas metálicas. “Estrada boa é estrada sem buracos! Tapamos em três meses o acúmulo de mais de dois anos de deterioração do pavimento. Até o final do primeiro ano da concessão, a palavra ‘tapa-buraco’ será algo do passado, pois teremos estradas em condições ideais para o tráfego e com manutenção contínua”, garante o diretor presidente da EPR Litoral Pioneiro. 

Nos primeiros 100 dias, a Concessionária também roçou cinco 5 mil quilômetros de margens das rodovias, retirando mais de 190 caminhões carregados de rejeitos vegetais e resíduos sólidos. Esse trabalho de limpeza garante aos motoristas a visibilidade de toda a sinalização vertical e devolve a drenagem aos bueiros, evitando aquaplanagem em dias de chuvas por excesso de água nas pistas. 

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Norte Pioneiro

A Concessionária finaliza nos próximos dias as obras de revitalização do pavimento e da sinalização sobre a Ponte do Rio Ubá, na BR-153, antiga reivindicação dos moradores de Santo Antônio da Platina e Jacarezinho. As lombadas físicas existentes no local serão removidas e dispositivos eletrônicos de monitoramento de velocidade serão instalados para garantir a segurança de todos os usuários do trecho.

Operação 

Desde o dia 28 de fevereiro, as praças de pedágio ativas não registraram filas ou demora no atendimento, cumprindo todas as prerrogativas de tempo previstas no contrato de concessão. Isso se deve à aplicação de estratégias de atendimento focadas na satisfação dos usuários, que contemplam novas formas de pagamento automatizado e o treinamento e formação de uma equipe de atendentes ágil e com foco na experiência do cliente.  

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Dentro da operação rodoviária, o principal ganho foi o atendimento 24h realizado nas estradas. Em 100 dias, quase 16 mil ocorrências foram registradas pelo Centro de Controle Operacional (CCO). Dessas, 6,4 mil motoristas receberam o apoio da Concessionária pane veicular durante a viagem. Outros 1.600 usuários precisaram de guincho para a remoção de seus veículos e as equipes médicas de resgate realizaram 391 atendimentos. 

Os sistemas automáticos de cobrança implantados pela Concessionária já representam 65% do total de pagamentos efetuados em 100 dias. A Concessionária inovou e lançou uma calculadora online de fácil manuseio, disponível no site www.eprlpioneiro.com.br, para que os motoristas possam calcular o desconto progressivo oferecido pelo Desconto para Usuários Frequente (DUF), o que tem ajudado a aumentar o uso das tags automáticas para o pagamento das tarifas.

“São números expressivos, que mostram o impacto do nosso trabalho nas vidas das pessoas que circulam pelas estradas concessionadas. Em pouco tempo de trabalho, centenas de pessoas puderam receber o apoio que antes não tinham. Quem passa por uma situação de risco na estrada sabe o quanto esse atendimento é primordial e faz total diferença, principalmente quando se trata de acidentes”, explica Marcos Moreira. 

Transparência 

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A EPR Litoral Pioneiro também abriu vários canais de diálogo com os usuários das rodovias e a sociedade em geral. Foram criados perfis nas redes sociais X, Instagram e Facebook, além de um canal no WhatsApp para a transmissão de informações em tempo real e o site institucional da Concessionária, onde os usuários encontram todas as informações sobre as condições de tráfego nas estradas. Para situações de emergência nas estradas, a Concessionária também mantém o serviço de atendimento pelo 0800 277 0153. 

Em números 

  • Quase 7 mil buracos tapados;
  • Aplicação de 40 quilômetros de faixa asfáltica;
  • Realização de reparo profundo em 3 quilômetros;
  • Remoção 192 caminhões de resíduos às margens das estradas
  • Roçada de 5 mil quilômetros;
  • Manutenção e implantação de 6 mil metros de defensas metálicas;
  • Reforço em 103 quilômetros de sinalização horizontal e instalação de 400 dispositivos de sinalização vertical;
  • Limpeza de 33 dispositivos das rodovias;
  • 15,7 mil ocorrências atendidas, sendo 6,4 mil panes, 2,5 questões operacionais;
  • Atendimentos a 2 mil situações, entre elas 391 atendimentos com ambulâncias, 33 combates a incêndio e 1661 acionamentos de guincho.

*Com informações da EPR