PUBLICIDADE
Entrevista /
DIA A DIA

Bailarina e o sonho de estudar Engenharia Aeronáutica; conheça a primeira colocada no Vestibular da UFPR

Gabriela Duarte Corrêa não apenas conquistou o primeiro lugar em Engenharia Mecânica, mas também se destacou maior nota do Vestibular 2024
Gabriela Duarte, primeira colocada no Vestibular 2024 da UFPR Foto: Arquivo Pessoal
Gabriela Duarte Corrêa não apenas conquistou o primeiro lugar em Engenharia Mecânica, mas também se destacou maior nota do Vestibular 2024

Angelo Binder

17/01/24
às
16:54

- Atualizado há 2 anos

Compartilhe:

A trajetória de sucesso nos estudos de Gabriela Duarte Corrêa , a primeira colocada geral no Vestibular 2024 da Universidade Federal do Paraná (UFPR), é marcada por dedicação, disciplina e uma paixão única pela busca do conhecimento.

Aluna do Colégio e Curso Positivo, Gabriela, que chegava ao cursinho às 7h30 da manhã, revelou sua rotina intensa: “Assistia às aulas até 12h30, almoçava lá mesmo no cursinho, e à tarde fazia todos os exercícios referentes às aulas daquele dia. Saía do cursinho por volta das 18h30, praticamente quando fechava.”

Essa rotina rigorosa, segundo ela, foi fundamental para alcançar o sucesso nas duas fases do Vestibular da UFPR. Os professores do cursinho, ao observarem suas notas, vislumbraram o potencial de Gabriela conquistar o primeiro lugar geral na instituição.

Além do comprometimento acadêmico, Gabriela compartilhou uma paixão que a ajuda a desestressar: a dança. “Eu fui bailarina por muitos anos. Acho que uma parte importante da rotina de um estudante é relaxar também, então de vez em quando eu gosto de sair com os meus amigos para desestressar e fugir dos estudos”, revelou em entrevista ao Portal Nosso Dia.

Questionada sobre sua escolha de curso, Gabriela expressou seu amor pela UFPR, mas também revelou um desejo ainda não realizado: “Eu sou muito fã da UFPR, mas, infelizmente, eles ainda não têm o curso que eu quero, que é Engenharia Aeronáutica.”

Mesmo após a conquista, Gabriela aguarda os resultados de outros vestibulares, mantendo em aberto a decisão sobre a matrícula na UFPR. Com uma pontuação de 928,261, ela não apenas conquistou o primeiro lugar em Engenharia Mecânica, mas também se destacou como maior nota do Vestibular 2024.

A divulgação oficial dos aprovados ocorreu durante um evento especial no campo de futebol do Campus Agrárias, no Juvevê, onde o reitor homologou os resultados. O reitor da UFPR telefonou para parabenizar Gabriela. A lista completa pode ser conferida no site Núcleo de Concursos da UFPR.

Dentre os 8.576 candidatos que realizaram as provas da segunda fase da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Gabriela Duarte Correa, 19 anos, conquistou a primeira colocação geral no vestibular mais concorrido do estado, alcançando a nota 928.261. Competindo por uma vaga em Engenharia Mecânica, Gabriela agora integra o grupo de 4.372 calouros que ingressam em 2024.

Nascida em Joinville (SC), a jovem é aluna do Curso e Colégio Positivo desde a 1.ª série do Ensino Médio. “Eu estava bastante confiante no resultado e, com base na minha preparação e feedback dos professores, havia a possibilidade de conquistar a primeira posição geral, mas não esperava que isso realmente acontecesse”, afirma. Não é a primeira vez que Gabriela vê seu nome na lista de aprovados da UFPR. Ainda no segundo ano do Ensino Médio, ela foi aprovada também em Engenharia Mecânica.

A jovem acumula aprovações em diversos vestibulares pelo país. Em 2022, quando estava no terceiro ano do Ensino Médio (Terceirão Positivo), Gabriela conquistou o 3.° lugar em Engenharia Aeroespacial na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o 2.° lugar na Universidade de Brasília (UNB) e o 2.° lugar pelo SISU – Sistema de Seleção Unificada – na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). No ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio – da Universidade de São Paulo (USP), Gabriela também obteve a 2.ª posição em Oceanografia. Ainda no segundo ano do Ensino Médio. No último ano, com a preparação no Curso Positivo, a jovem alcançou o 9° lugar geral em Engenharia Aeroespacial na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Sobre as aprovações, Gabriela conta que o sentimento é de dever cumprido. “É muita felicidade e alegria, e também gratidão aos meus professores, família e amigos, que fazem parte dessa conquista”, expressa. Gabriela aguarda confiante o resultado do vestibular da USP, que será divulgado na próxima segunda-feira (22), e sonha com a vaga para Engenharia Aeronáutica. “Apesar de ter muita admiração pela UFPR, minha escolha é pela USP, que tem o curso que sempre sonhei em fazer”, completa.

Números do vestibular

O vestibular da UFPR recebeu 35.096 inscrições em 2023, um aumento de 6,2% em relação ao processo seletivo de 2022, quando teve 33.037 candidatos disputando uma vaga. Ao todo, são 122 cursos de graduação, distribuídos em seis cidades: Curitiba, Matinhos, Pontal do Paraná, Toledo, Palotina e Jandaia do Sul.

De acordo com informações divulgadas pela UFPR, a maioria dos aprovados – 55,54% – fez o ensino médio integral ou parcialmente em escola pública, e 55,95% concluíram o ensino médio em 2023. Entre os aprovados, a maioria é composta por pessoas do sexo feminino (51,60%), e 48,40%, do sexo masculino. Além disso, 88,98% moram no Paraná; 21,09% em municípios da Região Metropolitana de Curitiba; 19,05% moram no interior do Paraná; e, por fim, 11,02% moram fora do Paraná.

Os futuros acadêmicos terão até 29 de janeiro para enviar a documentação necessária para o registro acadêmico, utilizando o site do Núcleo de Concursos. Além disso, a primeira chamada complementar do Vestibular 2024 está prevista para o dia 7 de março, com a lista de espera sendo convocada conforme a disponibilidade de vagas remanescentes.

TÁ SABENDO?

DIA A DIA

© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias