
- Atualizado há 15 segundos
A Avenida Victor Ferreira do Amaral, no bairro Tarumã, vai receber, a partir das 9h desta sexta-feira (30/1), obras de pavimentação em dois trechos nos sentidos Curitiba–Pinhais e Pinhais–Curitiba. Na segunda-feira (2/2) e na terça-feira (3/2), entre 10h e 16h, haverá bloqueio parcial de uma das faixas da Linha Verde, no viaduto sobre a Avenida Victor Ferreira do Amaral, sentido Pinheirinho, para obras de drenagem.
As intervenções fazem parte das obras do Complexo Tarumã, que incluem a duplicação do viaduto sobre a Linha Verde e a requalificação das vias do entorno que funcionarão como alças de acesso.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
Os trechos serão requalificados pelo método de obras de fresa e recape. De acordo com a empresa executora, os serviços têm previsão de duração total de 14 dias, podendo variar conforme as condições climáticas.
No sentido Pinhais–Curitiba, a manutenção do asfalto será no trecho entre o acesso ao estacionamento do Colégio Militar e a Rua Presidente Epitácio Pessoa. Nesse local será realizada a fresagem de uma faixa e aplicada a primeira camada de asfalto nas duas faixas mais à direita da via, que já estão interditadas devido às obras de alargamento. Durante essa etapa, duas faixas à esquerda permanecerão liberadas ao tráfego.
Fora dos horários de pico (entre 10h e 16h) poderá haver, de forma pontual, a restrição para apenas uma faixa, para permitir a movimentação do maquinário e garantir a segurança dos usuários. A previsão é de que essa etapa dure cerca de sete dias.
O segundo trecho da Avenida Victor Ferreira do Amaral que receberá a intervenção é no sentido Curitiba-Pinhais, entre a Rua General Polli Coelho e a Rua Dom Manuel da Silveira D’elboux.
Assim como no primeiro trecho, será feita a fresagem de uma faixa e aplicada a primeira camada de asfalto nas duas faixas mais à direita da via, com manutenção de duas faixas liberadas nos horários de pico e eventuais restrições pontuais fora desses períodos. A duração estimada dos serviços nesse trecho também é de sete dias.
Durante o período de obras, o trânsito poderá ficar mais lento, com bloqueios temporários de faixas, e os motoristas devem redobrar a atenção à sinalização das obras e programar os horários dos deslocamentos.
Os bloqueios parciais na Linha Verde, na parte superior do viaduto sobre a Avenida Victor Ferreira do Amaral, serão necessários para a execução de serviços de drenagem no local, que incluem a desobstrução da rede de drenagem existente e a ligação da nova rede neste trecho. A restrição parcial na passagem será de dois dias, das 10h às 16h, fora dos horários de maior pico.
O local estará sinalizado e agentes da Setran vão fazer o apoio ao trânsito.
Segundo a fiscal da Secretaria Municipal de Obras Públicas, Marina Solek, é fundamental que os motoristas se organizem durante o período de intervenções.
“As obras são necessárias para garantir melhores condições de tráfego e segurança, mas a execução deixará o trânsito mais lento em alguns momentos. Por isso, é importante que os motoristas programem seus deslocamentos e respeitem a sinalização, já que os bloqueios de faixas e desvios serão ajustados conforme o avanço dos serviços”, orienta Marina.
A diretora do Departamento de Pavimentação da Secretaria Municipal de Obras Públicas, Manuela Marqueño, explica que a manutenção ocorre em um trecho da Victor Ferreira do Amaral que faz a ligação com as obras do Novo Inter 2 – Lote 4 (pacotes 1 e 2), já concluídas.
“Esses contratos requalificaram 3.866 metros da avenida, entre a Rua Dom Manuel da Silveira D’Elboux e a Rua Professor Eduardo Correia de Lima, com melhorias em ambas as pistas. Agora, estamos atuando em segmentos para fazer o encaixe entre as intervenções Projeto Inter 2 e Complexo Tarumã”, afirma Manuela.
As intervenções integram o Programa de Revitalização e Obras de Curitiba (PRO Curitiba) que é o maior da história da cidade e engloba mais de R$ 6 bilhões em investimentos da gestão municipal entre 2025 e 2028. São intervenções em áreas essenciais para o cidadão, como mobilidade urbana, saúde, educação, habitação social, prevenção a enchentes, zeladoria, iluminação pública, trânsito e segurança.