PUBLICIDADE
Curitiba /
DIA A DIA

VÍDEO: Avenida das Torres ganha 4 mil novas árvores; veja como vai ficar em 2035

A ação vai criar o maior corredor de biodiversidade de Curitiba implantado pela Prefeitura, pois estão sendo plantadas árvores de espécies nativas, frutíferas e ornamentais ao longo de quase 8 quilômetros da avenida
Como ficará Avenida em 2025 (Foto: SMCS)
A ação vai criar o maior corredor de biodiversidade de Curitiba implantado pela Prefeitura, pois estão sendo plantadas árvores de espécies nativas, frutíferas e ornamentais ao longo de quase 8 quilômetros da avenida

Redação*

15/09/25
às
16:17

- Atualizado há 7 segundos

Compartilhe:

Em 2035, passear pela Avenida Comendador Franco, também conhecida como Avenida das Torres, entre São José dos Pinhais e Curitiba, passando pelos bairros Uberaba, Guabirotuba e Jardim Botânico, será o mesmo que caminhar ao lado de uma floresta urbana. A Prefeitura de Curitiba começou agora no mês de setembro o plantio de 4 mil novas árvores no canteiro central da Avenida Comendador Franco. O plantio também marca as ações da Semana da Árvore, que a Prefeitura de Curitiba promove em celebração ao Dia da Árvore, 21 de setembro.  (Assista mais abaixo ao vídeo que mostra como vai ficar a avenida)

A ação vai criar o maior corredor de biodiversidade de Curitiba implantado pela Prefeitura, pois estão sendo plantadas árvores de espécies nativas, frutíferas e ornamentais ao longo de quase 8 quilômetros da avenida. A primeira etapa do plantio começou no dia 3 de setembro.

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

Segundo a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, Curitiba já conta com 68 metros quadrados de área verde por habitante, o que garante à capital paranaense ser uma das cidades mais arborizadas do Brasil. 

“Curitiba possui extensas áreas de vegetação que formam corredores de biodiversidade, a diferença desta da Avenida das Torres é que se aplica o conceito de floresta urbana implantada. Esse também será um exemplo de regeneração da natureza”, disse Marilza. 

De acordo com o responsável-técnico pelo plantio, Roberto Salgueiro, do Horto Municipal da Barreirinha, foram plantadas 350 mudas da espécie pau-ferro (Libidibia leiostachya), 200 de ipê-amarelo miúdo (Handroanthus chrysotrichus) e 400 de espécies frutíferas.

“Essas novas árvores dentro de pouco tempo vão formar uma importante área de alimentação para a Fauna Silvestre de Curitiba, em especial a avifauna e as abelhas sem ferrão. No futuro, daqui a dez anos, essas árvores estarão no auge e gerando sombra para ajudar a cidade a enfrentar as ondas de calor”, explicou Salgueiro. 

Plantio de 4 mil árvores vai criar um corredor de biodiversidade entre a Rodoferroviária de Curitiba e o Aeroporto. Curitiba, 04/09/2025. Foto: Levy Ferreira/SECOM

Soluções baseadas na natureza

As 25 torres da Avenida Comendador Franco retiradas entre 2017 e 2018 abriram espaço para a criação do corredor da biodiversidade. Esse expressivo plantio de 4 mil árvores irá formar uma área de conexão entre remanescentes florestais e áreas verdes locais.

Isso vai permitir o deslocamento e alimentação de animais, dispersão de sementes, aumento da cobertura vegetal e reduzir impactos da urbanização e dos gases poluentes do tráfego da avenida.  Na região, as principais áreas verdes a serem conectadas incluem o Jardim Botânico de Curitiba e o campus da Universidade Federal do Paraná (UFPR) às áreas de remanescentes florestais do bairro Uberaba e ao Parque do Centenário da Imigração Japonesa de Curitiba, na APA (Área de Proteção Ambiental) do Iguaçu.

Esse plantio se soma às soluções baseadas na natureza empregadas pela Prefeitura de Curitiba, dentro das ações previstas no Plano de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas (PlanClima), para o equacionamento dos efeitos das mudanças climáticas.

As árvores viárias compõem a infraestrutura verde da cidade, cuja ampliação faz parte das ações voltadas à melhora da drenagem, à redução do efeito de ilhas urbanas de calor e à proteção dos rios.

O corredor da biodiversidade terá árvores de 15 a 20 metros de altura e começa bem na divisa de São José dos Pinhais, na região metropolitana, e segue até a Rodoferroviária de Curitiba. 

O plantio será feito em etapas e deve terminar até o fim do ano. Em dez anos o corredor de biodiversidade estará no auge, com árvores bonitas, vigorosas e dando frutos para os pássaros. 

Veja como vai ficar

Veja aqui uma simulação feita usando a Inteligência Artificial (IA) de como o corredor de biodiversidade vai ficar daqui a dez anos. 

Imagens criadas com IA.

Meio Milhão de Árvores

A infraestrutura verde na cidade traz diversos benefícios, como o equilíbrio térmico e o sequestro de gases do efeito estufa da atmosfera.

O plantio das novas 4 mil árvores também fazem parte do programa Meio Milhão de Árvores para Curitiba, que tem a meta de plantar 500 mil novas árvores nos próximos quatro anos na cidade. Desde janeiro deste ano já foram plantadas 100 mil árvores.

O programa também faz parte das estratégias do Plano de Adaptação e Mitigação das Mudanças Climáticas de Curitiba (PlanClima), para tornar Curitiba mais resiliente frente à emergência climática.

Benefícios das árvores nas cidades

  • Auxiliam na purificação e umidade do ar, com a redução da poluição.
  • Ajudam a controlar a temperatura urbana.
  • Funcionam como barreira para amenizar os ruídos nas vias públicas.
  • Atuam na manutenção da umidade relativa do ar em nível adequado.
  • Causam bem-estar psicológico e físico.
  • Servem de abrigo e de alimentação para a Fauna Silvestre urbana.

*Com informações da Prefeitura de Curitiba

TÁ SABENDO?

DIA A DIA

PUBLICIDADE
© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias