- Atualizado há 20 segundos
Quem passou pelo viaduto da Avenida Victor Ferreira do Amaral, sobre a Linha Verde, nesta sexta-feira (1/8), notou uma nova e importante etapa nas obras de duplicação da estrutura, que integra o Complexo Tarumã. Com a movimentação intensa de caminhões betoneiras e equipes técnicas, foi concretada a primeira laje estrutural do alargamento do viaduto, na Via Marginal Direita (lado Sul, sentido São Paulo).
A nova pista ainda não está aberta ao tráfego, por isso os trabalhos não causaram impacto na circulação de veículos.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
A laje integra a superestrutura do tabuleiro do novo viaduto por onde os veículos irão circular e foi o primeiro dos quatro vãos que serão concretados. Com cerca de 360 metros quadrados, essa primeira etapa recebeu 64 metros cúbicos de concreto e 3,5 toneladas de aço. No total, o viaduto passará de 24 para 50 metros de largura — o dobro da dimensão atual.
“Nesse caso, as lajes são elementos fundamentais da superestrutura do viaduto. Elas distribuem o peso do tráfego para as vigas e pilares já executados anteriormente”, explica a diretora do Departamento de Pavimentação, Manuela Marqueño. “Cada etapa concluída consolida o avanço dessa importante obra de mobilidade metropolitana”, completa.
Assista ao vídeo:
Após a concretagem desta e das demais lajes da superestrutura, serão executadas as barreiras de proteção em concreto, as demais camadas de pavimentação, sendo a última em asfalto, e a implantação das calçadas para pedestres. A próxima etapa de concretagem ocorrerá na Via Marginal Esquerda, no sentido Curitiba.
Em outra etapa concomitante dos serviços da superestrutura do viaduto, realizada no domingo anterior (27/7), foram içadas as estruturas metálicas que vão permitir a execução de três vigas transversinas — estruturas transversais de sustentação das vigas longarinas executadas em etapas anteriores da obra.
O serviço, que mobilizou guindaste e equipes especializadas dentro do canteiro de obras, começou às 8h da manhã e se estendeu até as 20h. Cada estrutura levou em torno de três horas para ser posicionada e fixada. Também foram feitos serviços de pavimentação, como pintura de ligação e aplicação de microrrevestimento.
A duplicação do viaduto integra o Complexo Tarumã, que está transformando a mobilidade urbana da região. Além da ampliação do viaduto sobre a Linha verde, o projeto inclui a requalificação de 12 ruas do entorno, paisagismo, melhorias em praças e iluminação.
As alças de acesso à nova estrutura, que somam 8 quilômetros de vias, já estão quase concluídas, restando serviços finais de sinalização e paisagismo em alguns trechos.
“O novo viaduto vai contar com três faixas de tráfego por sentido, calçadas, canaleta exclusiva para ônibus e estações-tubo”, destaca o secretário municipal de Obras Públicas, Luiz Fernando Jamur. “Com isso, a integração entre as linhas da capital e da Região Metropolitana será mais eficiente e confortável para os usuários”, afirma.
A futura estrutura também vai permitir a instalação de uma estação-tubo sobre o viaduto e outra abaixo dele, possibilitando a chamada integração temporal entre os ônibus que operam na Linha Verde e os que ligam o Centro de Curitiba aos municípios de Pinhais e Piraquara.
Paralelamente à concretagem da laje na marginal direita sul, também está em execução a pavimentação das vias marginais e locais da Linha Verde. A colocação da massa asfáltica começou na última semana, após as etapas de preparação do pavimento — e dos ramos sob o viaduto, que funcionarão como retornos e pontos de parada para ônibus.
Também seguem os serviços de drenagem na Avenida Victor Ferreira do Amaral e nas vias locais da Linha Verde. A previsão é que as vias estejam concluídas até dezembro.
As obras são coordenadas e fiscalizadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas.