PUBLICIDADE
Curitiba /
DIA A DIA

Avança obra que vai valorizar o comércio e garantir mobilidade ativa na Rua David Tows, em Curitiba

A requalificação foi solicitada pelos moradores no Fala Curitiba, programa de audiência pública do município
Obras do programa Caminhar Melhor na Rua David Tows no bairro Sitio Cercado - Curitiba, 25/10/2023 - Foto: Daniel Castellano / SMCS
A requalificação foi solicitada pelos moradores no Fala Curitiba, programa de audiência pública do município

Redação*

26/10/23
às
7:36

- Atualizado há 2 anos

Compartilhe:

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui. Siga o Nosso Dia no InstagramFacebook e Twitter

A Rua David Tows, importante via que corta as regionais Boqueirão e Bairro Novo e recebe o fluxo de veículos que acessam Curitiba pela região Sul, está recebendo obras da Prefeitura para requalificação do asfalto e das calçadas. Além de ser referência em comércio na região, a rua é também rota de ônibus do transporte coletivo e caminho para três escolas, cinco Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e cinco igrejas. A requalificação foi solicitada pelos moradores no Fala Curitiba, programa de audiência pública do município. 

Nesta quarta-feira (25/10), o prefeito Rafael Greca vistoriou os serviços que vão acontecer ao longo de 1,7 km da via, no trecho entre a José Bassa e a Izaac Ferreira da Cruz, no bairro Sítio Cercado. “Perto da igreja de Nossa Senhora Aparecida, de escolas da região, estamos executando uma obra pedida no Fala Curitiba para favorecer o comércio no meio do Bairro Novo. Esse é o modelo novo das ruas de Curitiba e que vai ficar como legado dessa minha gestão para o futuro da cidade”, disse Greca. 

Quadra a quadra

A obra começou em 28 de agosto, a partir do cruzamento com a Rua José Bassa, e será expandida quadra a quadra, com a implantação de novas calçadas planas e acessíveis que integram o programa Caminhar Melhor. A iniciativa da Prefeitura é para ampliar as intervenções e tornar o calçamento de Curitiba mais seguro, acessível e confortável. O Caminhar Melhor integra o Programa de Mobilidade Urbana contemplado no Plano de Governo para a gestão 2021/2024.

Na Rua David Tows serão 3.400 metros de calçadas nos dois lados da via, com implantação de cruzamento elevado, manutenção do asfalto em 1.360 metros, correção geométrica, acessibilidade e iluminação. As obras têm previsão de serem executadas no prazo de um ano e são coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop). 

Acessibilidade

As calçadas terão faixas em concreto, outra em paver (blocos de concreto), 118 rampas de acessibilidade para travessia dos pedestres e quase 500 metros² em lajota tátil de alerta ou direcional.

A rua ganhará nova geometria em alguns trechos e haverá manutenção de áreas para estacionamento. Os serviços começaram com a relocação e correção geométrica das caixas de drenagem e são supervisionados pela Secretaria Municipal de Obras Públicas.

De acordo com o secretário Rodrigo Araújo Rodrigues, o trabalho de requalificação e implantação de calçadas atende às determinações do prefeito Rafael Greca de fornecer as melhores condições de mobilidade aos pedestres e tem prazo de execução previsto para um ano.

“Também acatam os pedidos feitos pela Central 156 de atendimento ao cidadão e pelo programa Fala Curitiba. Na via, alguns trechos não tinham calçamento, outros eram desalinhados, mas serão agora padronizados assegurando segurança aos pedestres e valorização dos imóveis e do comércio”, disse Rodrigues. 

Paisagismo e sinalização

Outras melhorias integram a obra, como serviços de drenagem, paisagismo com a implantação de canteiro para 108 novas mudas de árvores e sinalização horizontal e vertical.

Comerciantes e moradores sabem que as ações vão elevar a Rua David Tows a um novo patamar e vão exigir compreensão e paciência durante a execução dos serviços. 

Para o farmacêutico Nilson Rodrigues, mesmo com a movimentação das equipes de trabalho já é possível prever como o investimento na infraestrutura vai servir para fomentar o comércio na região. “Claro que tem barulho, poeira e alguns inconvenientes da obra, mas eles vão passar e o que vai ficar é uma rua atrativa para que os moradores circulem em segurança e para valorizar o comércio que ainda sofre os efeitos causados pela pandemia”, contou o comerciante que está na região há 21 anos. 

A dona de casa Maria Aparecida Sales Carvalho também festeja as melhorias. “Vai ficar bem mais seguro e confortável e as nossas casas vão ganhar mais valor por estarem em uma rua bem cuidada”, avaliou a moradora. 

Para a microempreendedora Kathleen Bittencourt, que vai abrir na via a loja de roupas e acessórios KB Modas, a requalificação é garantia de sucesso nos negócios. “Estou apostando que a rua vai ficar atraente, charmosa e segura e isso vai me ajudar a empreender”, contou a jovem.

Acompanharam o prefeito Rafael Greca na vistoria os administradores regionais Fernando Wernek (Bairro Novo) e Ricardo Dias (Boqueirão); o assessor de articulação política, Lucas Navarro; o vereador Mauro Bonato; e engenheiros fiscais da Smop. 

*Com informações da SMCS

TÁ SABENDO?

DIA A DIA

PUBLICIDADE
© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias