PUBLICIDADE
Curitiba /
Uncategorized

Av. Victor Ferreira do Amaral terá mil novas árvores e pomar de espécies frutíferas para a fauna

A entrega das obras está marcada para 28 de março
Av. Victor Ferreira recebe novas árvores. Curitiba, 17/03/2025. Foto: Valquir Aureliano/SECOM
A entrega das obras está marcada para 28 de março

Redação*

21/03/25
às
16:59

- Atualizado há 2 semanas

Compartilhe:

Quem circula pela Avenida Victor Ferreira do Amaral, no Tarumã, já nota que o visual está diferente e mais bonito. Nesta semana, as equipes de Arborização Pública, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, começaram o plantio das novas árvores que vão compor o paisagismo da avenida, que está na fase final de obras para a circulação do Novo Inter 2. A entrega das obras está marcada para 28 de março.

A Victor Ferreira do Amaral vai ganhar 1.000 novas árvores nativas do Brasil. A novidade é que a avenida também vai receber um pomar de árvores frutíferas, no canteiro central. 

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

Neste local serão 600 novas árvores, sendo 300 frutíferas e 300 nativas (paus-ferros). Entre as frutíferas, haverá araçás, cerejas-do-mato, jabuticabas, pitangas, guabijus, grumixamas, sete-capotes, cabeludinhas, goiabas-serranas, ariticuns, guabirobas, tarumãs, pêssegos-do-mato e uvaias. 

Quando as árvores produzirem os frutos, essa será uma importante área de alimentação para a fauna silvestre de Curitiba, em especial as aves e as abelhas sem ferrão. Esses frutos também são encontrados nos bosques municipais e parques de Curitiba.

Av. Victor Ferreira recebe novas árvores. Curitiba, 17/03/2025. Foto: Valquir Aureliano/SECOM

Efeitos sobre o microclima

Além disso, o pomar será um espaço aberto para a ciência. O crescimento das árvores será acompanhado ao longo dos anos para estabelecer seus efeitos sobre o microclima da região, entre outros estudos possíveis pelas universidades.

No canteiro central também serão plantadas, ladeando as frutíferas, 300 paus-ferros, que são árvores de grande porte e ornamentais, pois têm copas amplas e os troncos são manchados de branco.

O plantio também integra o programa Meio Milhão de Árvores para Curitiba, que tem como meta atingir a marca de 500 mil novas árvores plantadas nos próximos quatro anos.

Calçadas

Nas laterais da Avenida Victor Ferreira do Amaral, nas calçadas, serão plantados 400 manacás-da-serra, que são árvores de pequeno porte e com floradas multicoloridas e bonitas. 

Áreas verdes conectadas

Esse expressivo plantio de 1.000 novas árvores irá formar uma área de conexão entre remanescentes florestais e áreas verdes locais, permitindo deslocamento e alimentação de animais, dispersão de sementes, aumento da cobertura vegetal e reduzindo impactos da urbanização.

Na região, as principais áreas a serem conectadas incluem o Bosque do Capão da Imbuia, as áreas preservadas pelo Jockey Club do Paraná e pelo aeroporto do Bacacheri, e as matas ciliares dos rios Bacacheri e Atuba.

Benefícios das árvores em vias públicas

  • Auxiliam na purificação e umidade do ar, com a redução da poluição;
  • Ajudam a controlar a temperatura urbana;
  • Funcionam como barreira para amenizar os ruídos nas vias públicas;
  • Atuam na manutenção da umidade relativa do ar em nível adequado;
  • Causam bem-estar psicológico e físico;
  • Servem de abrigo e de alimentação para a fauna silvestre urbana.

*Com informações da Prefeitura de Curitiba

TÁ SABENDO?

Uncategorized

PUBLICIDADE
© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias