PUBLICIDADE
RMC /
DIA A DIA, RMC

Áudio sobre contaminação em água de Fazenda Rio Grande viraliza; Prefeitura esclarece

O boato diz que há uma suposta superlotação da UPA em função de um surto, o que é mentira
O boato diz que há uma suposta superlotação da UPA em função de um surto, o que é mentira

Luiz Henrique de Oliveira

25/10/22
às
12:42

- Atualizado há 2 anos

Compartilhe:

Um áudio sobre uma suposta contaminação nos reservatórios de água de Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba, viralizou nesta terça-feira (25). Muitos moradores ficaram apavorados com a possibilidade e isso fez com que o prefeito da cidade, Marco Marcondes, esclarecesse que a informação é mentirosa. A Sanepar também confirmou ao Portal Nosso Dia que trata-se de uma informação falsa. (Confira o retorno mais abaixo)

Imagem aérea de Fazenda Rio Grande (Foto: Divulgação)

O boato diz que há uma suposta superlotação da UPA em função de um surto. Segundo a Dra. Débora Derbli, da Coordenação Médica da UPA Fazenda Rio Grande, “no momento a UPA se encontra com os atendimentos rotineiros, sem infringir o horário limite, conforme classificação de risco. Não estamos vivenciando um surto”.

“Eu estou sendo interrogado sobre um áudio dizendo que a água de Fazenda Rio Grande está contaminada, mas isso é mentira. Está sendo dito que foi encontrado um foco de contaminação nos reservatórios e isso está deixando a população apavorada, mas isso não é verdade”, afirmou o prefeito.

Marcondes esclareceu que a falta de água registrada no município se dá pelo rompimento de uma adutora e que o problema foi solucionado. “Houve um rompimento da tubulação que envia água para nossa cidade e o conserto da Sanepar foi realizado nesta segunda-feira, com previsão de normalização do serviço para esta terça-feira”, pontuou.

Ainda assim, o prefeito pediu que caso algum bairro esteja sem água entre em contato com a Sanepar e a Prefeitura. “Eventualmente, quem ainda estiver sem abastecimento, peço que abra uma ocorrência na Sanepar e entre em contato comigo, para que eu acompanhe isso de perto”, concluiu.

Sobre o problema, a Sanepar enviou uma nota ao Nosso Dia confirmando se tratar de uma notícia falsa:

A Sanepar está realizando uma série de obras em Fazenda Rio Grande que estão afetando o abastecimento de água. Reparos e modernização na rede e também um ajuste em função de um acidente. No último domingo (23/10), ocorreram dois rompimentos na tubulação de grande porte, localizada na região de Campo Santana, que transporta água para os reservatórios que abastecem bairros de Curitiba, Araucária e Fazenda Rio Grande. O conserto desta tubulação terminou no início da manhã de segunda-feira (24/10). O abastecimento está sendo normalizado. Essas obras não comprometem, a qualidade da água nos reservatórios.

A Sanepar e a Secretaria de Saúde do Município de Fazenda Rio Grande esclarecem que é FAKE NEWS um boato que circula nas redes sociais sobre uma suposta superlotação da UPA em função de um surto. Segundo a Dra. Débora Derbli, da Coordenação Médica da UPA Fazenda Rio Grande, “no momento a UPA se encontra com os atendimentos rotineiros, sem infringir o horário limite, conforme classificação de risco. Não estamos vivenciando um surto”.


A Sanepar realiza diariamente 74 análises na Estação de Tratamento de Água (ETA) Rio Despique, que abastece Fazenda Rio Grande, Analise Eta Rio despique e ainda outras 280 análises mensais na rede de abastecimento de água do município. As análises seguem rigorosamente os padrões estabelecidos pelo ministério da Saúde conforme PARECER TÉCNICO Nº 341/2022 encaminhado, nesta terça-feira (25/20), à Secretaria Municipal de Saúde de Fazenda Rio Grande, garante conformidade aos requisitos legais da Portaria de Consolidação 5/2017 do Ministério da Saúde, anexos XX e XXI.


A Sanepar informa ainda que a Fake News em Fazenda Rio Grande é crime e está sendo apurada pela polícia especializada em cyber crimes para punir legalmente os responsáveis.

TÁ SABENDO?

DIA A DIA, RMC

PUBLICIDADE
© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias