
- Atualizado há 1 dia
O sotaque, o jeito, os costumes, os passeios e até as certezas absolutas de uma fictícia candidata a deputada estadual de Curitiba estão viralizando nas redes sociais. Sempre pra lá e pra cá com a cachorrinha Belinha, a aspirante a política dispara, sem titubear: “Curitiba tem o melhor transporte público do Brasil. Nunca usei, mas dizem que é ótimo.”
O vídeo (assista abaixo) mostra uma atriz ironizando o famoso “jeitinho da elite curitibana de ser” — e, claro, qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência… ou não.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
Apesar de morar atualmente no Rio de Janeiro, a atriz Fernanda Fuchs é curitibana raiz. Afinal, dificilmente uma carioca de gema conseguiria reproduzir com tanta precisão o sotaque do leite quente e suas sutilezas.
Publicado na primeira segunda-feira (5) do ano, o vídeo já soma cerca de 550 mil visualizações e tem repercutido especialmente entre os curitibanos. Nos comentários, um em especial traduz o sentimento coletivo. “O dedo coçando pra mandar no grupo do condomínio”, escreveu Robson Franzói, do perfil @umviajante.
Fernanda produz conteúdos de humor para a internet e demonstra conhecer bem a capital do pinhão. Em um dos trechos, a personagem afirma: “Não trago a Belinha no Parque Barigui porque tenho medo do jacaré e teve uma capivara que comeu um cachorro.”
A aspirante a deputada estadual integra o fictício Partido Socialite Curitibana (PSC) — detalhe que ajuda a não deixar dúvidas. “Vou me candidatar a deputada estadual, quero trazer melhorias para o Ecoville. Precisamos de mais mercados Festvalis para o bairro”, diz a candidata.
Com essas e outras cutucadas de fina ironia, Fernanda retrata parte da elite curitibana com humor e leveza. A atriz acumula quase 100 mil seguidores no Instagram e mais de 10 milhões de curtidas no TikTok, no perfil Malhassaum, onde roteiriza diversas situações do cotidiano.
O encerramento do vídeo é icônico e ainda resgata a letra do músico paranaense João Lopes da Silva, exaltando o orgulho local: “Não sou gata de Ipanema, sou bicho do Paraná.”